O que todos que investem se perguntam é qual a rentabilidade da poupança, o investimento mais conhecido no nosso país? Ainda que a pessoa não tenha nenhum conhecimento sobre aplicações, tem alguma noção ou já ouviu falar da poupança.
Leia mais neste texto para entender melhor.
A poupança, afinal de contas, no seu conceito básico, nada mais é do que uma modalidade de conta bancária, projetada com o intuito de guardar dinheiro ao mesmo tempo que apresenta uma certa rentabilidade.
Segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), 56,7% dos investidores do varejo tradicional investem nas cadernetas de poupança.
Com esse modelo você tem direito a uma quantidade limitada mensal de serviços gratuitos, como transferências, saques e extratos.
É sempre importante reiterar que não existem cobranças para essa modalidade de conta, existe uma lei específica para esse caso.
Nenhuma poupança tem a possibilidade de render mais que a outra, já que o órgão regulador da poupança é o Banco Central, que tem a função de definir universalmente a rentabilidade desse investimento. Sendo assim, não existe poupança que renda mais ou menos que a outra.
Um dos motivos da poupança ser tão famosa entre os brasileiros é porque ela tem alguns benefícios que não são encontrados em outros modelos de investimento.
O investimento traz seguranças e facilidades ímpar, tendo, inclusive, a possibilidade do investidor sacar e transferir o dinheiro quando precisar.
Na economia instável que vivemos atualmente, poupar dinheiro se tornou uma das principais ações na vida de qualquer pessoa que queira viver com um certo conforto financeiro e qualidade de vida.
O rendimento dessa modalidade de investimento segue a taxa Selic, que é a taxa básica de juros aplicada nos investimentos do país.
A taxa Selic foi determinada para 10,75% na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), concluída no dia 2 de fevereiro, o que irá definir a rentabilidade da poupança. O seu dinheiro vai estar diretamente conectado a esta taxa.
A regra da poupança funciona assim:
A conta corrente não tem união com a poupança, portanto, são separadas. Alguém pode, inclusive, ter uma conta corrente e também uma conta poupança.
A conta corrente tem a funcionalidade de os usuários receberem os salários e outros ganhos financeiros.
Já a poupança serve para ajudar o usuário a poupar o seu dinheiro de maneira mensal, seja por transferência bancária direta ou depósito.
Todas as vezes que a Taxa Selic estiver abaixo de 8,5%, a correção da caderneta de poupança é correspondente a 70% e, quando a Selic for maior que 8,5%, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês + a TR (Taxa Referencial), taxa essa que permanece zerada desde 2017
A caderneta de poupança pode ser usada como uma forma de complemento da previdência privada. Ela abre a possibilidade para que a pessoa possa investir em sua aposentadoria ao mesmo tempo que guarda dinheiro para futuramente gastar como preferir.
Existe alguma relação entre a poupança, a inflação e a taxa Selic? Sabemos que a Selic é a taxa mãe dos investimentos e qualquer operação financeira, inclusive, vai direcionar a rentabilidade anual da poupança.
Já a inflação indica o aumento generalizado no preço de bens e serviços importantes no dia a dia dos cidadãos, sendo a responsável por diminuir o poder de compra dos consumidores.
Embora haja boatos e especulações sobre o banco com maior rentabilidade na poupança, não existe diferença na prática, pois todos seguem a mesma lei de rentabilidade da poupança.
As regras da poupança são as mesmas para todos os bancos.
A segurança e rentabilidade independem da instituição financeira onde os recursos são aplicados.
Todos os bancos rendem os mesmos 70% do CDI (observando o gatilho da Selic abaixo dos 8,5%) da poupança e contam com cobertura do FGC para valores de aplicação de até R$ 250 mil.
Não tem uma resposta exata para qual dos dois é o melhor. Alguns fatores, como risco e liquidez, devem ser levados em consideração quando for fazer esse tipo de análise.
A liquidez consiste na facilidade com a qual consegue converter o seu investimento em dinheiro novamente.
Liquidez diária significa ter acesso constante ao seu dinheiro. Conseguindo resgatá-lo quando quiser, sem ter prejuízo.
A liquidez da poupança é diária e você não perde nada do seu dinheiro na aplicação.
Porém, a rentabilidade do CDB é maior e pode levar o investidor a entrar de vez no mundo das aplicações, buscando saltos cada vez maiores no mundo dos investimentos.
Mas é bom lembrar que a poupança mostra-se como uma aplicação segura e mais fácil para quem está começando no mundo dos investimentos.
O Sicoob conta com os mais diversos serviços para o seu cooperado, como:
Abra a sua conta com quem entende do assunto e junte-se aos mais de 5,6 milhões de cooperados!
Leia também: