Apesar do que muita gente acha, a poupança ainda é um dos investimentos preferidos do brasileiro, completando 160 anos de existência.
Mas você sabe ao certo o rendimento desse tipo de aplicação?
Confira o texto e descubra quanto rende 1.000 reais na poupança e outras informações sobre o segmento.
Poupar e investir dinheiro são pontos cruciais de uma boa educação financeira.
Afinal, para atingir objetivos, sejam de curto ou longo prazo, é necessário planejamento e disciplina.
Aliás, é certo que quanto antes você começar a poupar, mais rendimento terá com os juros, trabalhando em seu favor.
Porém, nunca é tarde para dar o pontapé inicial, e não é necessário ter um capital disponível tão alto como se imagina.
Se você está em busca de onde investir 1.000 reais, por exemplo, as opções são inúmeras.
Seja em renda fixa, como CDBs e o Tesouro Direto, quanto em renda variável, como as ações na bolsa de valores, e até mesmo na poupança, que é um investimento muito procurado, principalmente, para quem está estruturando sua reserva de emergência, sobre a qual falaremos logo adiante.
De qualquer forma, não deixe uma situação de emergência bater na sua porta para começar a guardar dinheiro.
Antes de começar a planejar investimentos financeiros com foco em objetivos futuros, ou até mesmo pensar em como investir 1.000 reais e ter retorno rápido, é preciso ter uma reserva de emergência estruturada.
Como o próprio nome já diz, essa é uma reserva acumulada para ser utilizada somente em situações de emergência, como um problema de saúde ou demissão do trabalho.
Recomenda-se que cada pessoa poupe cerca de 3 a 6 meses do seu gasto mensal, para trazer mais conforto e segurança, caso perca sua fonte principal de renda ou precise utilizar o dinheiro em outra situação.
Se você decidiu poupar R$ 1.000 mensalmente, e está em busca de onde investir 1.000 reais por mês para a sua reserva de emergência, saiba que a poupança pode ser uma boa pedida.
Isso porque é possível aplicar pequenas quantias todos os meses e, caso necessário, retirar esse dinheiro facilmente, sem a necessidade de esperar a data de vencimento do ativo.
Atualmente, existem diversos tipos de investimentos.
Portanto, seja para descobrir qual a melhor aplicação financeira para 100 mil reais ou onde investir 1.000 reais todo mês, é necessário estudar os diferentes tipos de ativos e entender o que mais se encaixa no seu perfil, de acordo com o risco que está disposto a correr em troca de rendimento.
Alguns exemplos de investimentos muito procurados, além da poupança, são:
No Tesouro Direto, o investidor empresta seu dinheiro para o Governo Federal, recebendo juros corrigidos.
No CDB ou RDC, o investidor faz um empréstimo aos bancos, também recebendo juros.
Essa é uma modalidade de renda fixa assegurada pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) ou pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop)
Com LCA e LCI, a captação de recursos financeiros é voltada para o setor do agronegócio e o setor imobiliário.
Esse tipo de investimento tem isenção fiscal e também é assegurado pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
Basicamente, quando se investe em ações, se compra uma parte de determinada empresa.
É um investimento de renda variável de alto risco feito na Bolsa de Valores, portanto, é preciso ter muito conhecimento sobre o mercado.
E claro, sempre se atente à liquidez do investimento, principalmente, se você deseja resgatá-lo a qualquer momento, e tenha paciência no processo.
Logo, esqueça ideias sobre “Como investir 100 reais e ter retorno rápido”, pois isso pode acabar gerando frustração e fugindo do foco de poupar dinheiro.
Está com planos de investir 1.000 reais na poupança e quer saber quanto rende?
Em primeiro lugar, para saber quanto 1.000 reais rende na poupança, é necessário entender o rendimento da poupança atualmente.
Para calculá-lo, leva-se em consideração 70% da Taxa Selic (taxa básica de juros da economia brasileira) mais a Taxa Referencial (TR), que está zerada há muitos anos.
Portanto, pode-se dizer que a poupança rende 70% da taxa Selic, que hoje está em 5,25% ao ano (dados referentes a agosto/2021).
Então, independentemente do valor, a poupança rende, aproximadamente, 3,7% de juros, caso não haja saque.
Se você estava em dúvida sobre onde investir com 1.000 reais e achou no Tesouro Direto sua solução, saiba que o rendimento dependerá muito do ativo escolhido.
Isso porque existem 3 tipos:
Agora que você já sabe o que fazer com 1.000 reais, escolha a aplicação no Tesouro Direto que mais fizer sentido para a sua realidade e necessidades e estude-a cautelosamente.
Além de diversas opções de investimentos, o Sicoob também conta com serviços variados como cartão de crédito e débito, TEDs ilimitadas, seguros, consórcios, previdência privada e muito mais.
Quem se associa não é apenas um cliente, é um cooperado e, como dono do empreendimento, participa democraticamente das decisões e dos resultados financeiros.
Abra a sua conta com quem entende do assunto e junte-se aos mais de 5,5 milhões de cooperados no país.
Leia também: