Nunca se falou tanto de investimentos, não faltam lives, cursos e perfis em redes sociais que ensinam como a pessoa pode investir. Então, se você também quer surfar nesta onda, agora chegou o momento de conhecer os melhores investimentos de 2023!
E essa é a melhor hora, porque o ano de 2022 chegou ao fim, mas agora você tem um ano inteiro de oportunidades para aproveitar e fazer escolhas que vão oferecer um impacto mais positivo na sua vida.
Se você quer ganhar uma renda extra no futuro, garantir uma reserva de emergência ou juntar uma quantia para realizar seus projetos, deve conhecer essas melhores opções do mercado de investimentos. Continue lendo e confira a seleção que fizemos.
Em primeiro lugar, você tem que entender que o melhor investimento para 2023 não é o mesmo para todas as pessoas. Isso porque as condições de rendimento e resgate variam para cada aplicação. Portanto, cada investimento pode ser mais atrativo para um investidor do que outro, de acordo com seus objetivos.
Por exemplo, se o seu intuito é guardar dinheiro para uma viagem que acontecerá daqui 1 ano, então pode escolher um investimento com liquidez anual e com um retorno maior.
Mas se você quer apenas formar uma reserva de emergência para gastos que não estão no seu orçamento, o melhor é optar por uma liquidez diária.
Portanto, para saber qual melhor investimento para ganhar dinheiro em 2023, você deve entender um pouco melhor sobre as principais características das aplicações:
A liquidez se refere à capacidade de um ativo se transformar em dinheiro. É esta característica que define a condição de resgate de um investimento. Então quanto mais alta ela for, mais facilidade você tem em fazer um saque.
A liquidez mais alta é a diária, que permite que você realize resgates a qualquer dia. Contudo, alguns investimentos delimitam um horário de movimentação, não só para saques como também para novas aplicações. Então, se atente às condições de contratação.
Há dois tipos de renda: a renda fixa e a renda variável. Elas se referem às condições de previsibilidade e rendimento dos investimentos.
Na renda fixa, você sabe o retorno que irá receber ao final do investimento no momento da contração. Alguns exemplos de renda fixa são CDB, RDC, LCA, LCI e Poupança que, inclusive, são os melhores investimentos renda fixa de 2023.
Já os investimentos de renda variável, você não sabe exatamente o quanto irá receber, porque o rendimento depende da oferta e de taxas que variam de acordo com a economia. Isso significa que a taxa de juros pode mudar diariamente. Exemplos de renda variável são Fundos Imobiliários, Fundos de Investimentos e Criptomoedas.
Os investimentos de renda fixa podem ser pré ou pós-fixados. Isso significa que há uma certa variação na previsibilidade do retorno.
As taxas pré-fixadas significam que a taxa de juros não altera após a contratação do investimento.
Já na pós-fixada, você tem uma previsão do retorno, mas ele pode mudar com o tempo, porque está atrelado a algum índice econômico, como a Taxa Selic ou o CDI. Contudo, não há risco dessas taxas mudarem com frequência ou em um curto prazo, ao contrário da renda variável.
Um mesmo tipo de investimento pode ter opção de título pré e pós-fixado, como as LCA e LCI.
Há vários tipos de investimento no mercado que podem oferecer bons retornos para você, tudo depende do que você está disposto a aceitar.
Por exemplo, aplicações que prometem retornos altos ou são mais arriscadas (renda variável) ou liquidez baixa. Não existe um investimento que ofereça apenas as condições mais vantajosas, por isso você deve avaliar bem o que é mais vantajoso para você.
Então, vamos te apresentar algumas opções para você decidir qual é o melhor investimento de 2023, confira:
Se você quer saber quais são as melhores empresas para investir na Bolsa em 2023, saiba que, na verdade, há uma forma mais vantajosa de investir em uma organização.
A conta-capital é a conta que você abre em uma cooperativa financeira ao se tornar um cooperado. E inicialmente, você deve fazer um depósito com uma determinada quantia, chamada de cota-capital, que varia de cooperativa para cooperativa.
Com isso, cada cota-capital dá direito a uma cota-parte, que representa a participação do cooperado nos resultados de fim de ano. E é possível adquirir quantas cotas-parte você desejar. Ademais, a quantia que você investir rende uma porcentagem, de acordo com o valor e o período que o depósito permanecer na conta.
E os valores investidos são captados pela cooperativa para possibilitar a oferta de serviços e produtos financeiros aos cooperados. Quanto maior for sua movimentação, mais sustentável é a cooperativa e mais resultados ela têm.
A poupança é o investimento mais tradicional e seguro de todos, por isso é o primeiro contato que a maioria das pessoas têm com o mundo dos investimentos. A poupança é uma aplicação de renda fixa pós-fixada que qualquer instituição financeira oferece.
Não há taxas de abertura ou de administração, muito menos um valor mínimo de aporte inicial ou mensal. Qualquer pessoa acima de 16 anos pode abrir conta-poupança, e crianças também podem ter sua poupança sob a supervisão de um responsável.
E a poupança funciona da seguinte forma, os juros estão atrelados à Taxa Selic. Atualmente, a Taxa está em 13,75% a.a., mas há especulações de que ela possa chegar a 14,75% a.a até o final do ano de 2022 e alcançar os 15,25% a.a. em 2023.
Quando ela está acima de 8,5% ao ano (a.a) , a rentabilidade da poupança fica em 0,5% ao mês (ou 6,17% a.a.) + Taxa Referencial (TR). Por outro lado, quando está abaixo desse valor, o rendimento passa a valer 70% da Taxa Selic + TR.
Enfim, os juros da poupança caem na conta todo mês, na data de aniversário, que pode ser referente ao dia de abertura da conta ou dos depósitos. E, ao contrário de outros investimentos, ela se assemelha a uma conta-corrente, porque disponibiliza vários serviços, como saque, transferências, pagamentos e até cartão de débito.
Letra de Crédito Imobiliário (LCA) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCI) são investimentos de renda fixa, que oferecem títulos pré e pós-fixados.
Esses dois investimentos foram criados para a captação de recursos para os setores agropecuário e imobiliário. Ambos são importantes indicadores do país, já que movimentam bilhões de reais por ano e fazem a economia girar.
Dessa forma, estes investimentos funcionam como um empréstimo para a instituição financeira, que fica responsável por emitir os títulos. Em troca, o investidor recebe o valor investido com acréscimo de juros no fim do investimento.
Tanto o LCA quanto o LCI se baseiam no Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que funciona como um empréstimo entre instituições financeiras, com vencimento de um dia útil. É a média dos juros dessas operações, que é calculada diariamente, que é chamada de taxa do CDI, ou taxa DI.
Qual o melhor investimento a curto prazo 2023? O Certificado de Depósito Bancário (CDB) e Recibo de Depósito Cooperativo (RDC) de liquidez diária são tidos como os investimentos mais rentáveis para quem deseja fazer saques em menos tempo.
Estes dois investimentos também são formas de captação de recursos, contudo para bancos e cooperativas financeiras. Dessa forma, elas conseguem ampliar seu capital para viabilizar a oferta dos seus produtos e serviços.
Portanto, por serem formas de empréstimo a essas instituições financeiras, também oferecem juros no final do prazo. E também há opção de escolher entre títulos pré e pós-fixados, com possibilidade de liquidez diária.
Leia mais sobre:
Caso você ainda não seja um cooperado, pode abrir sua conta agora mesmo e já começar a aproveitar todas as vantagens do Sicoob!
Aliás, há várias opções de investimentos para você escolher.
Você pode abrir uma conta digital e ter toda a praticidade que o App Sicoob oferece, ou ir até uma agência e receber o atendimento exclusivo de um gerente. Encontre a agência mais próxima de você:
www.sicoob.com.br/web/sicoobcentralrondon/para-voce
Ou baixe o App Sicoob e abra sua conta agora.