O melhor investimento para aplicar dinheiro é aquele que atende às suas expectativas, isto é, deve avaliar quais critérios são vantajosos para você. Tem liquidez alta? Bom retorno? Oferece mais segurança? Garantia?
Então, antes de tudo, você deve entender o que é um bom investimento para você. E, para te ajudar, vamos te explicar brevemente algumas características das aplicações, para você aprender o que difere uma da outra e descobrir qual a melhor aplicação para investir dinheiro.
Além disso, separamos para você algumas opções dos investimentos mais populares no mercado. Confira!
Por que devemos investir nosso dinheiro? A resposta é muito simples: para fornecer segurança financeira a longo prazo, na aposentadoria, por exemplo, ou para adquirir um bem de alto valor, como um carro.
Por isso, todo mundo deveria investir, porque em algum momento será necessário, seja para cobrir uma despesa inesperada ou conseguir cumprir com suas metas de vida.
Ou seja, investir é para todos, independente do valor que você tenha disponível. Afinal, algumas aplicações não exigem que você aplique uma quantia mínima inicialmente, você pode escolher o quanto deseja investir, como é o caso da poupança.
Mas há outros tipos de investimentos acessíveis, que cobram uma quantia mínima inicial de aplicação pequena, a partir de R$ 10.
Então, para avaliar qual o melhor investimento para aplicar dinheiro, você deve pensar em qual é o seu objetivo.
Se você deseja formar uma reserva de emergência, para uma situação de desemprego ou para pagar contas que não estavam dentro do seu planejamento, por exemplo, deve optar por investimentos com liquidez diária. Assim, vai conseguir resgatar o dinheiro no exato momento que precisar, sem precisar esperar pela data de resgate.
Aliás, esse é um ponto muito importante que você deve prestar atenção no momento da contratação.
Algumas aplicações, independentemente do valor, têm data certa para a retirada do dinheiro. Se você tentar resgatá-lo antes da data prevista, pode ficar sujeito à cobrança de uma pequena taxa ou simplesmente não conseguir resgatar a quantia.
Como falamos anteriormente, cada investimento tem suas particularidades. Se você souber reconhecê-las, ficará muito mais fácil avaliar os mais diversos tipos de aplicações disponíveis no mercado.
Então, veja abaixo quais são as principais características:
É importante entender o que esses termos significam, mas não é necessário que você saiba exatamente as características de cada aplicação no mercado. Você consegue conferi-las no contrato ou até mesmo na descrição do investimento.
Há muitos produtos financeiros disponíveis, alguns mais tradicionais, outros mais arriscados. Então, vamos começar pelo investimento mais conhecido entre os brasileiros, a conta-poupança.
A poupança é um investimento de renda fixa, com taxa pós-fixada, já que a rentabilidade da poupança está atrelada à Taxa Selic (taxa básica de juros da economia).
Como você viu anteriormente, não é necessário fazer um aporte (aplicação) inicial ou mensal. Você pode abrir conta-poupança e depositar 50 reais no mês seguinte, se assim desejar.
Ao contrário de outros tipos de investimento, você consegue realizar diversas operações, porque funciona de uma forma similar à conta-corrente. É possível realizar saques, transferências, pagamentos, recargas de celular, entre outras funcionalidades.
Mas, apesar da poupança ter liquidez diária, você deve entender que há uma data certa para o retorno do investimento. Algumas instituições financeiras determinam que a data de aniversário do depósito, ou seja, o dia que você recebe os juros, seja a data em que você abriu a conta ou a data que você realizou o depósito.
Portanto, dependendo do dia em que você realizar o resgate, pode ficar sem receber um pequeno retorno.
Contudo, a poupança continua sendo um dos investimentos mais seguros, principalmente, para quem deseja saber como começar a investir.
Como a Taxa Selic está em 13,75%, desde a última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), isto significa que o rendimento da poupança hoje é de 6,17% ao ano ou 0,05% ao mês.
Aqui no Sicoob, a poupança tem a garantia do FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito) para pessoa física, com limite de R$ 250 mil por CPF para seus cooperados.
Inserir tabela: Vantagens da poupança
E que tal investir seu dinheiro em um investimento menos tradicional? O consórcio é uma excelente opção para você que deseja pagar parcelas mais acessíveis para conquistar um bem e está disposto a esperar um pouco mais para adquiri-lo.
Existem diversos tipos de consórcio, para carros, motos, casas, apartamentos, imóveis rurais, veículos pesados, serviços e bens duráveis.
Ele funciona da seguinte forma: a partir do momento em que você participa de um grupo, com pessoas que desejam conquistar o mesmo objetivo do que você, deve pagar uma mensalidade. O dinheiro de todos os participantes é depositado em uma conta, formando uma espécie de poupança.
Todo mês, um dos integrantes é premiado e pode utilizar o dinheiro para comprar seu bem, que deve estar de acordo com as normas do contrato.
Alguns tipos de consórcio ainda permitem que você apenas resgate o dinheiro, sem que haja a obrigação de utilizar a quantia para o fim determinado no contrato. Mas essa é uma questão que você deve consultar antes de assinar o documento, para não se prejudicar.
Enfim, essa premiação ocorre mensalmente, até que todos os consorciados sejam premiados, o que dá fim ao grupo.
Retornando aos modelos mais tradicionais de investimento, não podemos deixar fora da lista o Certificado de Depósito Bancário (CDB) e o Recibo de Depósito Cooperativo (RDC).
Ambos funcionam como um empréstimo para as instituições financeiras por um determinado período. Ao fim dele, você recebe o valor investido mais juros.
Estes dois tipos de investimento são muito atrativos, porque têm liquidez diária, então você pode realizar o resgate a qualquer momento. Outra características deles é que são de renda fixa e há possibilidade de escolher entre títulos pré ou pós-fixados.
Contudo, o RDC apresenta uma característica a mais do que o CDB, isso porque pode ser um RDC Curto ou RDC Longo, que se refere aos resgates. A primeira opção é mais indicada se você não tiver uma previsão do resgate, enquanto que a outra é mais indicada se você já souber o momento em que pretende realizar os saques.
A Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e a Letra de Crédito Imobiliário (LCI) também são investimentos que funcionam da mesma forma. Ambos os setores têm um papel importante na economia brasileira, por isso, essas aplicações têm o objetivo de estimular seu crescimento no Brasil, captando recursos de pessoas físicas.
Não só o LCA, como o LCI são aplicações de renda fixa, que podem ser pré ou pós-fixados. E quem aplica nesses investimentos têm isenção no Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), o que torna essas aplicações ainda mais atrativas.
Veja mais sobre:
Se você quer começar a investir nos melhores investimentos do mercado, então tem que conhecer o App Sicoob, o melhor aplicativo para investir dinheiro!
É o aplicativo completo para cooperados Sicoob aplicarem o dinheiro de forma segura e rápida, sem precisar sair de casa.
Para começar a investir, você deve abrir uma conta digital e se tornar um cooperado, para ter acesso a todos os produtos e benefícios que só o Sicoob consegue.
Além disso, ao se associar à cooperativa, você participa dos resultados de fim de ano, de acordo com o valor investido na sua conta-capital. Quanto mais cotas você adquirir, maior será seu lucro!