Você fica apertado no fim do mês para pagar as contas? O dinheiro não rende mais como antigamente? Há algumas ideias de renda extra que você pode seguir para ter segurança financeira e dormir muito mais tranquilamente.
Além de pagar as despesas do mês sem sufoco, você também vai conseguir guardar um dinheiro para formar uma reserva de emergência ou até mesmo começar a investir. Então, confira essas ideias que separamos para você!
Antes de tudo, você precisa ter uma coisa em mente. Não adianta conseguir uma renda extra e não ter controle sobre suas finanças. Você vai conseguir gastar ainda mais e criar uma bola de neve de despesas. Por isso, precisa definir quais são as contas fixas, o que é lazer e a quantia que deve guardar.
Caso você não saiba ou não se lembre, isso se trata do método 50-30-20, para organizar as contas da casa:
Então, se você seguir esse método, vai conseguir aplicar as ideias de rendas extras e aproveitar o retorno para utilizar no que você precisar.
Para te ajudar a ter mais controle sobre sua vida financeira, baixe a planilha!
A melhor forma de ganhar uma renda extra é aplicar seu dinheiro em algum produto financeiro, de uma instituição financeira confiável. Afinal, é a forma mais segura de ter um rendimento no fim do mês e sem fazer muitos esforços.
Há muitas promessas na internet de dinheiro rápido e fácil, mas podem se tornar grandes ciladas. Afinal, qual é a segurança real que oferecem? Além do que, muitas das soluções consistem em revender o produto para outras pessoas, o que faz ser necessário dedicar uma boa parte do seu dia para isso.
Se você não quer arriscar perder o dinheiro que tem e não tem tempo para trabalhar em um segundo emprego, então deve ficar longe dessas ideias de renda extra pela internet.
Enfim, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível sim investir com pouco dinheiro e ter um retorno satisfatório. Contudo, você deve ter em mente que o rendimento não virá da noite para o dia. É necessário se planejar para saber o quanto de extra você precisa e escolher o investimento que oferece o retorno correspondente.
Então, boas ideias de renda extra que você pode seguir são as aplicações de renda fixa, as quais você consegue saber as regras de remuneração. Isto é, se refere como o rendimento é calculado, não necessariamente o valor do retorno.
Uma opção complementar são os programas de cashback e pontos que diversos cartões, aplicativos de pagamento e lojas virtuais oferecem. Se você se lembrar de utilizá-los e fazer uma pesquisa antes de realizar qualquer compra, vai conseguir não só economizar um bom dinheiro, como também ter um bom retorno financeiro.
E com o dinheiro que você receber, pode juntar para aplicar em diversos investimentos.
Leia mais:
Além do método para dividir o destino da renda, existe a regra dos 80, que vale para para os investimentos. Com o valor que já está separado para isso, você deve subtrair sua idade de 80.
O resultado dessa conta será a quantia que você deverá investir em aplicações de renda variável e apenas o restante em renda fixa. Conforme a pessoa fica mais velha, a proporção da renda fixa aumenta, enquanto que a renda variável diminui.
Por exemplo, uma pessoa de 25 anos pode investir 55% em renda variável e 45% em renda fixa. E uma pessoa de 55 anos deve investir 25% apenas em renda variável e 75% na renda fixa.
Essa regra é apenas um norte para quem não sabe quanto investir nos tipos de investimentos. Portanto, você pode alterar essa proporção conforme desejar.
Então, veja a seguir as ideias de como ganhar uma renda extra com investimentos:
O primeiro da lista é a conta-capital. Talvez você não tenha escutado muito sobre essa palavra, provavelmente porque está disponível apenas para as cooperativas financeiras.
Para se tornar um cooperado, e ter acesso a todos os benefícios da instituição, logo que você se associa, automaticamente é criado uma conta, que é a conta-capital, além da conta-corrente. Nela, você deve depositar um valor inicial, que varia de cooperativa para cooperativa.
E para uma determinada quantia depositada, chamada de cota-capital, o cooperado recebe uma cota-parte, que representa sua parte da cooperativa.
Então, quanto mais você depositar, mais cotas-partes recebe. Ou seja, maior é sua participação nos resultados de fim de ano da instituição, quando ocorre a distribuição das “sobras” entre todos os cooperados.
E ao longo do ano, seu dinheiro fica rendendo, proporcionalmente ao valor e ao tempo que permanecer na conta.
Uma das ideias de fonte de renda extra mais comuns é abrir uma poupança. Afinal, é um dos investimentos mais tradicionais e seguros do mercado. Isso porque a rentabilidade da poupança está atrelada à Taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia. E quem decide seu valor é o Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central do Brasil.
Atualmente, a taxa Selic está em 13,75%, o que significa que o rendimento da poupança é de 6,17% ao ano, ou 0,05% ao mês, que é calculado em cima do valor que você investe.
Todo mês, os juros caem na poupança na data de aniversário, que pode ser ou na data de abertura da conta ou na data dos depósitos.
A poupança, apesar de ser um investimento, funciona de uma forma parecida com conta-corrente, porque é possível fazer saques, depósitos, transferências, pagamentos e até fazer compras com um cartão de débito.
Mas fique atento, não são todas as instituições financeiras que possibilitam tantos serviços. Muitas limitam a quantidade de recursos e movimentações por mês. Então, se é algo que você deseja, precisa procurar uma instituição que ofereça mais liberdade para você utilizar seu dinheiro da forma que você desejar.
Os investimentos LCA (Letra de Crédito Imobiliário) e LCI (Letra de Crédito do Agronegócio) servem para captar recursos para os setores imobiliário e agropecuário, justamente para estimular seu desenvolvimento no país. E ambos são importantes para o crescimento da economia.
Então, ao contrário de um empréstimo, é o investidor que empresta dinheiro para alguma instituição financeira e, em troca, recebe um juros em cima do valor.
Esses tipos de investimentos são de renda fixa, mas podem ter taxas pré ou pós-fixadas. A taxa pré-fixada significa que você sabe exatamente o valor do rendimento no início da aplicação. Já a taxa pós-fixada você só sabe o valor exato no final da aplicação.
Esse tipo de investimento acompanha as taxas de CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que é um tipo de empréstimo realizado apenas entre instituições financeiras, com prazo de um dia útil. Apesar da sigla ser parecida com CDB, não é a mesma coisa, como você vai ver a seguir.
No fim da lista de ideias de como ter uma renda extra, tem os investimentos: Certificado de Depósito Bancário (CDB) e Recibo de Depósito Cooperativo (RDC). Eles são bem tradicionais e também funcionam como um empréstimo para as instituições, nos quais os investidores recebem um juros por isso.
O primeiro é específico para instituições financeiras convencionais, enquanto que o segundo é voltado apenas para as cooperativas financeiras, como o Sicoob.
Ambos têm liquidez diária, o que os torna muito atrativos, porque isso significa que você não tem um prazo determinado para fazer um resgate, pode fazer isso em qualquer dia que desejar.
Assim como LCA e LCI, também possuem títulos pré e pós-fixados. Contudo, o RDC oferece duas opções: RDC Curto e RDC Longo. O curto é mais indicado para pessoas que não sabem quando vão fazer um resgate, enquanto que o longo é mais aconselhado para quem pretende fazer pequenos resgates ao longo do investimento.
Se você ficou interessado em investir em qualquer um desses investimentos, abra uma conta na agência Sicoob mais próxima de você! Você também pode ter uma conta digital no Sicoob, baixe o App Sicoob e abra sua conta agora mesmo!
Aqui, como cooperado, você tem muitas vantagens que poucas instituições financeiras oferecem. Por sermos um sistema de cooperativas, você tem acesso às taxas mais justas do mercado, porque nosso foco não é o lucro, e sim a liberdade e justiça financeira.