Para oferecer o financiamento rural, a instituição financeira deve estar autorizada pelo Banco Central do Brasil (BCB) e cadastrada no Sistema Nacional de Crédito Rural, de acordo com o Manual de Crédito Rural.
Este tipo de crédito pode ser compreendido sob dois aspectos:
Mas, diferentemente das linhas de crédito tradicionais, o empréstimo rural possui taxas mais atrativas e prazos de pagamento maiores.
Continue lendo para entender melhor sobre as opções de financiamento rural e como solicitar.
Este tipo de crédito é uma modalidade específica para a compra de um terreno ou imóvel rural por produtores ou trabalhadores rurais.
O processo geralmente envolve as seguintes etapas:
*Inclusive, é possível oferecer o próprio imóvel rural como garantia do financiamento em algumas modalidades.
O financiamento de uma propriedade rural ocorre pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que possui dois focos principais:
O programa é voltado para trabalhadores rurais que não possuem terra, ou pouca. No entanto, devem possuir, no mínimo, 5 anos de experiência na atividade rural comprovada nos últimos 15 anos.
O PNCF Jovem é voltado para agricultores com até 30 anos de idade, com o objetivo de apoiá-los e incentivá-los a permanecerem no campo.
O programa prevê apoio à implantação de projetos produtivos, portanto, os jovens agricultores podem contar com suporte financeiro e técnico para seu negócio.
Além disso, a Resolução nº 5, de 29 de janeiro de 2024, do Regulamento Operativo do Fundo de Terras e da Reforma Agrária permite a compra do direito de herança, na qual o filho pode comprar do pai ou avô em vida, com o aval dos demais herdeiros.
Outro ponto importante é que os credores precisam se enquadrar nos seguintes requisitos:
Para obter mais informações sobre financiamento para imóvel rural, é necessário entrar em contato diretamente com a sua cooperativa.
Caso você ainda não seja um cooperado Sicoob, abra sua conta!
Diferentemente do empréstimo de imóvel rural, este crédito é destinado não somente para produtores rurais, como também para outros agentes que trabalham de forma direta ou indireta com a produção agropecuária.
Portanto, aqui, os recursos são utilizados para a melhoria de ciclos produtivos, compra de máquinas, terceirização de serviços, proteção do solo, entre outros.
Contudo, para que o crédito rural seja aprovado pelas instituições, os produtores precisam se enquadrar nos seguintes requisitos:
Além disso, as linhas de crédito disponíveis são diferentes para pequenos, médios e grandes produtos, de acordo com o tamanho da sua produção e das suas necessidades:
Para estas linhas de financiamento rural, foram liberados pelo Governo Federal, pelo Plano Safra 2024/2025, o total de R$ 400,50 bilhões.
Continue lendo para entender melhor sobre estes tipos de crédito rural.
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é um programa que incentiva a atividade agrícola de pequena produção.
Existem diferentes linhas de crédito disponíveis para as modalidades de custeio e investimento, como o Pronaf Mulher, específico para mulheres agricultoras, ou o Pronaf Jovem, direcionado para agricultores de até 29 anos de idade.
O crédito de custeio é destinado ao financiamento do ciclo produtivo, como a compra de insumos.
Já o crédito de investimento é utilizado para a aquisição de bens que beneficiem a produção, como máquinas e equipamentos.
Assim como para pequenos produtores rurais, para médios produtores, também estão disponíveis as modalidades de crédito de custeio e de investimento.
Contudo, os recursos são disponibilizados pelo Pronamp (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural).
Este programa tem o objetivo de fomentar a modernização e a conservação dos recursos naturais nesse segmento.
E, assim como o Pronaf, o Pronamp também disponibiliza diferentes linhas de crédito de custeio e investimento.
Contudo, aqui também é possível solicitar recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e do FCO – Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste.
Mostrar menosJá para a produção de grande porte, estão disponíveis todas as modalidades de crédito rural (custeio, investimento, comercialização e industrialização), já que demandam uma produção e infraestrutura em maior escala.
O crédito de comercialização é voltado para financiar a comercialização da produção agrícola, incluindo a estocagem, o transporte e a venda dos produtos.
Por outro lado, o crédito de industrialização financia as atividades de processamento e beneficiamento da produção agrícola.
Para a produção de grande escala, existem diferentes linhas de crédito do Governo, do BNDES e do FCO.
Clique aqui para conhecer todas as linhas de crédito rural do Sicoob.
Para obter crédito rural, seja para a melhoria da produção ou para a compra de propriedades rurais, você pode contar com o Sicoob (Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil).
Além de disponibilizar todos os programas e linhas de crédito do Governo Federal, do BNDES e do FCO, também disponibiliza uma linha de crédito própria para todas as modalidades de crédito, o RPL (Recursos Próprios Livres).
Se você já é um cooperado Sicoob, basta solicitar no seu aplicativo ou conversar com o gerente da sua conta.
Mas se você ainda não é um cooperado Sicoob, você pode abrir sua conta agora!
Leia também: Financiamento do Sicoob: tudo que você precisa saber