Sabe um dos motivos das cooperativas de crédito conseguirem taxas mais competitivas do que em instituições financeiras tradicionais? Por causa do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que permite a cada cooperado ter até 250 mil reais garantidos em caso de imprevistos de ambas as partes.
Veja a seguir sobre o FGC, o que é e como funciona.
Antes de tudo, o FGC (Fundo Garantidor de Créditos), de abrangência nacional, é uma associação civil sem fins lucrativos. Todas as cooperativas brasileiras que recebem depósitos são associadas ao FGC, além de dois bancos cooperativos, entre eles o Banco Sicoob.
Nesse sentido, o FGC iguala as condições de competitividade entre cooperativas e bancos. Além disso, esse fundo foi criado para proteger tanto os investidores das instituições que são associadas ao FGC quanto os depositantes.
Antes de mais nada, o fundo tem uma garantia de depósitos de até 250 mil reais. Isso ajuda para a estabilidade do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC).
O que não somente amplia a credibilidade do sistema, como também possibilita a taxas de juros muito mais competitivas das cooperativas, como as do Sicoob.
Em resumo, o FGC é uma rede de proteção tanto para o Sistema Financeiro Nacional quanto para quem confia suas economias nas cooperativas de crédito.
Bem como, outro detalhe importante é que para o cálculo do total de créditos de cada pessoa devem ser somados todos os créditos de cada credor identificado pelo CPF ou CNPJ na mesma cooperativa.
Os cônjuges são considerados pessoas distintas, seja qual for o regime de casamento. Os créditos de dependentes são computados separadamente.
Em suma, nas contas conjuntas, o valor de garantia é limitado a 250 mil reais ou ao saldo da conta, quando inferior a esse limite, dividido pelo número de titulares, sendo o crédito do valor garantido feito de forma individual.
Leia mais sobre:
O Sicoob está no Top-3 brasileiro do ranking “Melhores Bancos do Mundo 2023” e foi eleito como uma das melhores instituições financeiras do país.
Em síntese, o ranking é formado por uma pesquisa pública com a opinião de 48 mil pessoas de 32 países diferentes, na qual foram indicadas 415 instituições. Os participantes avaliaram atendimento, serviços digitais, assessoria financeira e confiança nas instituições.
De acordo com o Banco Central, o Sicoob tornou- se a maior rede de atendimento físico do país, com mais de 4,3 mil pontos de atendimento, ultrapassando players bancários relevantes. Em mais de 360 cidades brasileiras, o Sicoob é a única instituição financeira presente fisicamente.
O Sicoob é um sistema de cooperativas financeiras, formado por 352 cooperativas, conta com mais de 4 mil pontos de atendimento, milhares de caixas eletrônicos e uma diversidade de canais digitais que permitem o acesso a um portfólio completo de produtos e serviços financeiros.
Hoje, o Sicoob conta com mais de 7 milhões de cooperados, que têm acesso a produtos variados, com taxas justas, e diversos benefícios para sua vida financeira, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social.
E não precisa nem sair de casa para ser cooperado: basta acessar nosso site ou baixar o App Sicoob.
Faça parte do Sicoob hoje mesmo!