Se você deseja realizar qualquer tipo de investimento no seu agronegócio, precisa conhecer melhor sobre o crédito rural em Trivelato - MT. Dessa forma, consegue comprar máquinas agrícolas ou pagar as despesas diárias do seu ciclo produtivo, para modernizar ou expandir a sua produção.
Então, se quer saber mais sobre como funciona o crédito rural, quem pode solicitá-lo e como utilizá-lo para investir, seja na agricultura ou na pecuária, leia este material que preparamos para você.
Boa leitura!
A agropecuária é um segmento importante para o Brasil, que ajuda a aumentar o PIB (Produto Interno Bruto). Portanto, quanto mais investimento recebe, mais forte se torna a economia.
É por isso que o governo federal criou um programa para fomentar o agronegócio do país, o Plano Safra, que existe desde 2003. Ele disponibiliza um tipo de investimento específico, o crédito rural, para que os produtores, cooperativas e associações possam investir na propriedade, onde ocorre a produção.
Para o Plano Safra 2022/2023, o governo disponibilizou mais de R$ 340 bilhões. Esse valor chega para os produtores rurais por meio das linhas de crédito rural, como o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e o Pronamp (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural).
Mas o crédito também pode ser concedido por linhas próprias de instituições financeiras autorizadas, seguindo as diretrizes do Manual de Crédito Rural. Este é um documento oficial, elaborado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e publicado pelo Banco Central do Brasil (BCB).
É neste mesmo manual que é estipulado quais instituições financeiras podem conhecer crédito rural para compra de imóvel rural.
O crédito para produtor rural é destinado para a atividade agropecuária, de acordo com o porte da produção. Agricultores familiares, por exemplo, têm acesso ao crédito de custeio e investimento, que inclui compra de insumos agrícolas, pagamento de obra etc.
Por outro lado, grandes produtores podem utilizar os recursos do crédito de comercialização e industrialização, para financiar a estocagem dos produtos ou para financiar a compra de insumos para a venda, como embalagens e rótulos.
Os tipos de linhas também variam de acordo com o porte da produção. Apenas grandes produtores podem utilizar os recursos destinados ao ciclo produtivo do café.
Já para os pequenos produtores, existem linhas específicas para estimular a participação da mulher na atividade agropecuária.
As linhas estão divididas entre os diferentes tipos de crédito em Trivelato - MT. Entenda melhor a diferença e suas finalidades:
Como dissemos anteriormente, este crédito é destinado apenas a pequenas produções, assim como para médias produções. Aqui, o produtor consegue utilizar os recursos para comprar fertilizantes, sementes, mudas, vacinas, rações e medicamentos, que são insumos essenciais para o ciclo produtivo.
Mas com esse crédito, o produtor rural também consegue melhorar a sua produção, instalando sistemas de irrigação, armazenagem e tratos culturais, além de pagar a mão de obra.
O médio e o pequeno produtor podem utilizar os recursos das linhas de crédito para melhorar sua produção, desde que a benfeitoria permaneça por vários ciclos.
Isso significa que é um crédito rural para compra de gado (cria e recria), de máquinas agrícolas, de tecnologias para a preservação ambiental, correção do solo e recuperação de pastagens. Contudo, aqui não é incluído o crédito rural para compra de terra.
Com este crédito, grandes produtores, o que inclui associações e cooperativas, podem utilizar o financiamento para financiar o armazenamento, para que o produto chegue com qualidade ao mercado.
Além disso, pode ser utilizado para adiantar o pagamento da venda dos seus produtos.
Já o crédito para industrialização, é indicado para que os grandes produtores possam melhorar as etapas do ciclo produtivo, desde que aconteçam dentro da propriedade do produtor.
Esse crédito também pode ser utilizado para que o produto chegue às prateleiras. Por exemplo, para o financiamento de conservantes, adoçantes, condimentos, rótulos e embalagens. Ou ainda para pagar mão de obra, impostos, seguros e manutenção das máquinas.
Para ter acesso ao crédito rural em Trivelato - MT, o produtor rural precisa se enquadrar nos requisitos das linhas, de acordo com o tamanho da produção. Veja abaixo quais são eles:
Após solicitar uma linha de crédito, a instituição credora concede uma cédula de crédito rural para o devedor, que representa a quantia do investimento, e que será utilizada conforme sua finalidade.
Há 5 tipos de cédula:
A diferença entre elas está na forma como o crédito rural em Trivelato - MT é concedido, quando e para qual finalidade.
Com base nos valores do Plano Safra, o Sicoob conseguirá repassar R$ 41 bilhões para os créditos de custeio, investimento, comercialização e industrialização.
Além dos recursos do governo, as cooperativas do Sicoob também disponibilizam recursos próprios para seus cooperados.
Para adquirir o crédito rural do Sicoob União MT/MS, você pode se dirigir até a agência mais próxima ou ainda solicitar o crédito rural online pelo App Sicoob. Se você já for um cooperado, basta instalar o aplicativo e entrar na sua conta.
Mas se você ainda não for um cooperado, precisa abrir sua conta em primeiro lugar, que também pode ser pelo aplicativo ou em uma das nossas agências.
Você também pode se interessar por: