Sabia que quem tem uma plantação ou uma criação de gado pode utilizar o crédito rural em Campo Verde para melhorar o ciclo produtivo do agronegócio?
Com esse produto, é possível modernizar a produção, adquirindo novas máquinas agrícolas, recuperando a pastagem ou pagando seus funcionários.
Quer saber o que é crédito rural, o que você pode fazer com ele e quem pode solicitá-lo? Veja tudo neste conteúdo!
É um tipo de investimento que instituições financeiras, somente aquelas autorizadas a operar com crédito rural, oferecem para produtores rurais que querem melhorar a produção.
Para que as instituições recebam a autorização, precisam estar de acordo com as normas do Manual de Crédito Rural (MCR), que é responsabilidade do Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovar e do Banco Central do Brasil (BCB) publicar.
É devido a esse documento que algumas instituições podem oferecer crédito rural para compra de terras e outras, por exemplo, apenas para a aquisição de insumos ou equipamentos agrícolas.
É um título representativo, que garante o repasse do recurso da instituição credora para o cliente solicitante do crédito.
Desse modo, o produtor rural pode investir na sua produção, de acordo com a finalidade da modalidade e o valor do financiamento.
A origem do dinheiro pode vir das próprias instituições financeiras credoras, do governo (BNDES e outros), da poupança rural ou da LCA (Letra de Crédito do Agronegócio).
O agronegócio é uma das principais atividades que contribuem para o crescimento do país, porque atrai investimentos de organizações estrangeiras e gera novos empregos.
A injeção do capital gera melhorias na infraestrutura das cidades e gera novos empregos, o que promove mais qualidade de vida, principalmente, para os moradores de áreas rurais.
É por isso que o governo federal criou o Plano Safra, com medidas de incentivo para que os produtores rurais continuem produzindo ou aumentem sua produtividade.
É ele que delimita os recursos para cada ano safra, que corresponde ao período do mês de julho até o mês de junho do ano seguinte, ou seja, o Plano Safra 2022/2023, por exemplo, teve início no dia 1o. de julho de 2022 e se encerra no último dia de junho de 2023.
Os recursos são administrados pelo Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), criado pelo Art. 7 da Lei do Crédito Rural de 5 de novembro de 1965 (Lei 4829/65).
Dessa forma, produtores rurais, de todos os portes, podem aplicar investimentos em seu agronegócio com a cédula de crédito rural.
Leia também:
Com as modalidades de crédito rural do Sicoob, portanto, você pode custear as despesas diárias, comprar material genético ou financiar armazenagem dos produtos agropecuários.
Conheça todos os benefícios de adquirir crédito rural no Sicoob Primavera:
Melhorias que beneficiem a produção por vários ciclos produtivos:
Este tipo de crédito deve ser utilizado para benfeitorias dentro da propriedade rural, para etapas de pós-produção:
Veja também:
Em primeiro lugar, o produtor precisa cumprir algumas exigências para solicitar qualquer uma das linhas de crédito rural, seja dos recursos próprios da instituição credora ou de fontes fiscais:
Em segundo lugar, precisa se dirigir à agência do Sicoob Primavera MT mais próxima de você ou solicitar o crédito rural em Campo Verde diretamente pelo App Sicoob, se você já for um cooperado Sicoob.
Além disso, não são apenas os produtores rurais (pessoa jurídica) que podem solicitar crédito rural. De acordo com o Manual do Crédito Rural, o recurso pode ser solicitado por beneficiários produtores rurais extrativistas não predatórios e indígenas:
Ou ainda, empresas ou agentes que trabalham com:
Se você se enquadra em um desses requisitos, pode solicitar seu crédito rural no Sicoob Primavera MT! Confira o endereço de todas as agências da cooperativa: