O crédito consignado pode ser a opção mais vantajosa para você que precisa de uma linha de crédito fácil, isto é, de um empréstimo, seja para cobrir gastos do dia a dia ou gastos emergenciais.
A maior vantagem para quem possui uma conta no Sicoob é que os juros são mais justos que outras modalidades de crédito e, inclusive, de outras instituições financeiras.
Então, se você está considerando pedir um empréstimo, veja neste texto o que é crédito consignado, como funciona e quem pode solicitar.
Crédito consignado é uma modalidade de crédito oferecido pelas instituições financeiras, como o Sicoob, para um grupo específico de pessoas.
Aqui, os juros são menores do que outros tipos de empréstimos, porque conta com uma garantia dos devedores, estabelecido em contrato, que é a fonte de renda.
Isso significa que todas as pessoas que possuem uma fonte de renda podem solicitar crédito consignado? Não, e vamos te explicar o motivo a seguir.
O crédito é destinado principalmente a servidores públicos, isso porque o Governo tem uma credibilidade maior perante os olhos das instituições financeiras, em relação ao pagamento dos funcionários.
No entanto, outros grupos de pessoas também são considerados aptos pelas instituições.
Dessa forma, pessoas que não possuem uma fonte de renda fixa não possuem garantia nessa linha de crédito. Veja abaixo quem não pode solicitar crédito consignado:
Se você é MEI, pode se interessar por este conteúdo:
Sicoob MEI: vantagens para quem é cooperado
Consignado significa que parte da renda ou salário é destinado para uma determinada despesa, a fim de quitar uma dívida. Portanto, podemos entender que o crédito consignado é um empréstimo, no qual um valor específico da fonte de renda é destinado para o quitamento das parcelas.
Em outras palavras, este empréstimo utiliza o salário ou o benefício como garantia de pagamento. Essa é uma condição obrigatória da modalidade de crédito, sendo a única forma possível de ser contratada.
O valor das parcelas do crédito consignado são descontadas diretamente da fonte de renda dos credores. Portanto, não é possível utilizar o limite do cartão de crédito ou gerar boletos bancários para o quitamento.
Contudo, existe um limite da fonte de renda que pode ser comprometido com as parcelas, que chamamos de margem de crédito consignado. É proibido por Lei ultrapassar a porcentagem estabelecida, justamente para evitar o endividamento do credor.
Você também pode se interessar por:
Planilha de gastos: aprenda a controlar suas finanças
Aliás, para cada categoria existe uma margem, tanto para saque quanto para uso do cartão de crédito consignado, que você também conhecerá neste texto.
De acordo com o Art. 3º, este são os indivíduos que se enquadram a estes percentuais:
Existe um prazo de 10 a 30 dias úteis para a portabilidade de crédito consignado ser concluída. Inclusive, a portabilidade é um direito de todo devedor, estabelecido pela Resolução Nº 4.292, de 20 de dezembro de 2013, editada pelo Banco Central.
Contudo, é necessário que tenha sido quitado uma quantidade mínima de parcelas do empréstimo. E, está garantido que a instituição não pode alterar o valor ou o prazo da operação remanescente, de forma que aumente a dívida.
No entanto, é possível sim que o devedor solicite mais crédito, realizando uma negociação do empréstimo atual, para obter mais limite. Então, neste caso, ocorre alteração dos juros do crédito.
O refinanciamento funciona da seguinte forma: o saldo devedor é quitado e um novo limite é liberado, no mesmo valor do primeiro contrato.
As instituições financeiras, autorizadas pelo Banco Central, podem disponibilizar um cartão de crédito consignado para os devedores, elegível para alguns perfis, o qual está disponível para uso de despesas e saques, de acordo com a margem consignável estabelecida para as categorias, como você já viu acima.
Mas como funciona o cartão de crédito consignado? Após o uso, o pagamento mínimo da fatura é descontado diretamente da fonte de renda, na data estabelecida.
As cooperativas do Sicoob oferecem as melhores condições de crédito para seus correntistas, isto é, seus cooperados.
No cooperativismo, você encontra as taxas mais justas do mercado, justamente porque as cooperativas não visam o lucro, como as instituições financeiras tradicionais, mas sim a liberdade e justiça financeira.
Além do que, ao abrir uma conta no Sicoob, você se torna sócio do negócio, por isso pode tomar decisões que são benéficas para toda a comunidade.
Veja abaixo todas as vantagens do crédito consignado do Sicoob:
Nas cooperativas do Sicoob, você encontra quatro linhas de crédito consignado:
Se você já tem uma conta no Sicoob, acesse o app Sicoob e solicite seu crédito.
Caso ainda não tenha, abra uma conta e tenha acesso a um portfólio completo de serviços e produtos com as melhores condições do mercado.