Continue lendo e entenda o assunto.
Antes de conhecer todas as vantagens das cooperativas de crédito, é necessário entender o que é uma cooperativa de crédito.
É certo que todas as pessoas precisam da ajuda de uma instituição para fazer suas movimentações financeiras - seja nas contas mais básicas dos dia a dia, ou até mesmo na procura de onde investir 1.000 reais, por exemplo.
Mas saiba que ser cliente dos grandes bancos, que buscam o máximo possível de retorno sobre o seu dinheiro investido, não é a única opção.
É possível ser dono da sua própria instituição financeira. E sabe como isso acontece? Por meio das cooperativas de crédito.
Essas cooperativas funcionam com uma associação de pessoas, que se ajudam mutuamente, sem fins lucrativos, buscando a melhor maneira de administrar seus recursos financeiros.
É cobrada uma taxa para ingressar como sócio, que costuma ser bem baixa, hoje essa taxa é de R$ 20,00 (valor em agosto de 2021), e esse capital pode ser resgatado caso a pessoa decida deixar a cooperativa.
Da mesma forma que nos bancos, os administradores das cooperativas financeiras estão expostos à Lei dos Crimes Contra o Sistema Financeiro Nacional (Lei 7.492), em caso de Má Gestão ou Gestão Temerária de Instituição Financeira.
Em uma cooperativa de crédito, além de sócios, os usuários também são clientes, e todas as operações são feitas por eles, como aplicações e depósitos, assim como um banco.
Ao associar-se na instituição, a pessoa terá a abertura da sua conta, a fim de fazer movimentações financeiras.
Conhecida também como cooperativa de crédito mútuo, a gestão é feita de maneira democrática, logo todos devem participar das tomadas de decisões e escolher representantes em eleições/assembleias.
O grande diferencial é que, como sócio, o indivíduo receberá uma porcentagem de distribuição de lucro no final de cada ciclo, e os resultados também são reinvestidos no desenvolvimento regional, pensando na prosperidade socioeconômica.
Vale lembrar que, no cooperativismo, os direitos e deveres de todos são iguais e o resultado alcançado é repartido entre todos, levando em consideração a participação nas operações e atividades.
A maior diferença entre uma cooperativa de crédito e um banco tradicional é que a primeira não visa lucro.
Como já dito acima, os bancos visam o máximo de retorno sobre o dinheiro investido, enquanto as cooperativas visam a ajuda mútua, levando prosperidade e crescimento para todos.
Além disso, as taxas de juros das cooperativas de crédito também tendem a ser menores, a gestão é feita democraticamente e o lucro ao final de cada ciclo é distribuído, por meio de porcentagens, para cada sócio, o que não acontece nos bancos.
Uma cooperativa de crédito federal oferece serviços muito semelhante aos dos bancos, como:
São diversas as vantagens que participar de uma instituição financeira cooperativa trazem ao associado.
Uma vez que o cooperativismo não visa lucro, ao final de cada ciclo, o capital que sobra é distribuído entre os associados, ou investido em melhorias para a comunidade.
Em uma cooperativa, obter empréstimos, financiamentos e outros produtos é muito mais fácil, e as taxas cobradas são muito mais atrativas, possibilitando o crescimento dos cooperados
Em relação aos bancos tradicionais, as aplicações de uma cooperativa podem render mais, por conta da isenção tributária que essas organizações estão submetidas.
Outra vantagem de uma cooperativa de crédito, já comentada acima, é a gestão democrática a que ela está submetida.
Uma vez que todos são sócios, os direitos são iguais, sendo que os representantes são escolhidos por meio de assembleias/eleições.
O atendimento oferecido por uma cooperativa é muito mais próximo dos clientes, uma vez que, além de usuários, eles também são donos.
O cooperativismo inspira união e mudança, e por isso todos são tratados como seres únicos e individuais.
Muitas cooperativas oferecem cursos, palestras e workshops para os associados, levando ao crescimento pessoal e intelectual.
Se você ainda está em dúvida sobre qual a melhor instituição financeira cooperativa
para se associar, é hora de procurar o Sicoob mais próximo ou até mesmo abrir a sua conta sem sair de casa, por meio do aplicativo Sicoob.
O Sicoob já conta com mais de 3 mil pontos de atendimento, em 23 estados brasileiros, reunindo mais de 5 milhões de sócios.
Com o Sicoob, sistema de cooperativa de crédito do Brasil, você tem acesso a um mundo de benefícios: economia justa, atendimento diferenciado, investimentos Sicoob, facilidade de obtenção de crédito e muito mais!
Leia também: Bancos de Investimentos