Você já se perguntou se fazer consórcio vale a pena? O consórcio é uma modalidade de compra em grupo, com pessoas físicas ou jurídicas.
Essas pessoas se unem para facilitar a compra de um bem em comum, como um carro, um imóvel ou até mesmo uma cirurgia plástica.
Portanto, pelo consórcio, é possível financiar a compra de bens e serviços, cujo pagamento é realizado em um determinado prazo.
Assim sendo, nesse período de tempo, todos os integrantes do grupo pagam um valor predeterminado mensalmente.
Então, qual a diferença desta modalidade de compra para o financiamento? Será que realmente vale a pena fazer consórcio?
Acompanhe o artigo para entender como funciona e quais são os motivos que fazem do consórcio uma boa opção para o seu futuro.
De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), em 2023, o Sistema de Consórcio bateu um recorde.
E 2024 também tem se mostrado um ano promissor: de janeiro a junho de 2024, já houve um crescimento de 5,5% de novas adesões, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Outro número bastante expressivo é o número de consorciados ativos, ou seja, integrantes de grupos em andamento.
Neste período, houve um aumento de 10,7%, o que representa mais de um milhão de novos cotistas (total de 10,70 milhões).
A popularidade crescente pode ser atribuída a fatores como a economia nas parcelas e a flexibilidade de pagamento.
Todos os integrantes de um grupo de consórcio devem cumprir com seu compromisso em pagar as parcelas mensais do seu contrato, assim como ocorre em um financiamento.
Então, qual a diferença entre as duas modalidades?
No financiamento, o devedor adquire o bem ou o serviço assim que assina o contrato, diferentemente de como ocorre no consórcio.
Contudo, o contrato de um financiamento envolve taxas de juros e o valor de entrada, que varia para cada instituição financeira, e encargos adicionais, como IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Além disso, para o financiamento de imóveis e veículos, ainda existe o custo adicional com a documentação e o seguro, que pode ser incluído no valor total do financiamento.
No consórcio, o consorciado, como é chamado o integrante de um grupo de consórcio, pode ser contemplado a qualquer momento ao longo do prazo do contrato.
Isso acontece porque somente um integrante é contemplado por mês - sem considerar os contemplados por lance, que falaremos mais abaixo - o que ocorre todos os meses, até que todos os consorciados sejam contemplados.
Portanto, o tempo de espera é um fator que precisa ser considerado antes de entrar para o consórcio, principalmente se a necessidade de adquirir o crédito for urgente.
Contudo, o consórcio oferece muitas vantagens para o seu bolso.
Existem duas maneiras principais de ser contemplado: por sorteio ou por lance. Isso oferece ao consorciado a possibilidade de ser contemplado mais rapidamente e adquirir o bem antes do previsto.
O consórcio oferece uma alternativa de compra sem juros, onde o consorciado paga apenas uma taxa de administração, que costuma ser mais acessível.
É possível escolher diferentes prazos, de acordo com o valor do bem ou do serviço e orçamento do consorciado.
As parcelas do consórcio são, geralmente, mais baixas do que as do financiamento, o que pode representar uma economia considerável a longo prazo.
O consórcio pode ser uma forma de poupança forçada, o que pode ajudar aqueles que têm dificuldade em economizar por conta própria.
O consórcio permite um planejamento financeiro mais disciplinado, já que o valor das parcelas é fixo e não sofre variações ao longo do tempo. Dessa forma, o valor das parcelas não compromete sua renda.
Caso você tenha ficado com dúvidas, a contemplação é a carta de crédito que possibilita que o consorciado adquira seu bem ou serviço.
Ela está atrelada à cota dos integrantes do grupo, que funciona como uma identificação entre todos os participantes.
Portanto, é com a cota que os integrantes participam dos sorteios e dos lances mensais, que ocorrem por meio das Assembleias Gerais.
Pelo sorteio, qualquer consorciado pode ser contemplado, independentemente de quantas parcelas já tenha quitado.
Mas, caso o consorciado seja contemplado, o valor é descontado do total de parcelas restantes. E caso não seja, ele não precisa pagar o valor do seu lance.
Em ambas as situações, é necessário continuar pagando as parcelas mensais e permanecer no grupo.
Então, sim, vale a pena dar um lance no consórcio para antecipar a contemplação.
No entanto, é importante avaliar se a quantia a ser ofertada no lance não comprometerá o orçamento familiar.
Além disso, caso não seja contemplado, o consorciado pode dar quantos lances quiser enquanto permanecer no grupo.
A escolha do consórcio ideal depende das necessidades e perfil de cada consumidor.
Existem consórcios para diversos tipos de bens e serviços, como imóveis, veículos, motos, eletrodomésticos e até mesmo viagens.
Para definir qual consórcio vale mais a pena, é importante considerar alguns fatores:
Agora que você viu que fazer um consórcio vale a pena, conheça o Sicoob consórcio!
O Sicoob é uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil e oferece diversas modalidades de consórcios, com condições vantajosas para seus cooperados.
Os consórcios do Sicoob se destacam pela transparência, taxas competitivas e flexibilidade.
Com taxas de administração competitivas e suporte completo durante todo o processo, o consórcio do Sicoob é uma opção segura e econômica para a realização dos seus sonhos.
Ainda não tem uma conta no Sicoob?
Clique no botão abaixo e abra sua conta agora!