Se você chegou até aqui, provavelmente está preocupado com seu futuro financeiro e buscando maneiras de atingir os seus objetivos.
Porém, esse é um tema extenso e que pode causar algumas dúvidas.
Então, acompanhe o texto e entenda tudo sobre como começar a investir.
Você já começou a pensar no seu futuro?
Ao fazer essa pergunta, muitas pessoas pensam em um tempo distante - 10, 20 ou até mesmo 30 anos.
Porém, saiba que o futuro não precisa ser tão longe assim. Talvez você esteja pensando em trocar de carro no próximo ano, fazer aquela sonhada viagem internacional ou até mesmo conquistar a casa própria.
Sejam objetivos a curto, médio ou longo prazo, tudo isso só é possível com um planejamento estruturado, etapa fundamental para a pergunta “como investir meu dinheiro”.
Por outro lado, infelizmente, imprevistos também podem acontecer, como algum problema de saúde ou até mesmo uma demissão inesperada no emprego.
E nada pior do que precisar do dinheiro para uma situação de emergência e ter a surpresa de não contar com nenhuma reserva.
Por isso, estruturar uma reserva de emergência é a primeira dica de investimentos para iniciantes. Geralmente, indica-se guardar uma quantia para acumular um capital com que seja possível se manter entre três a seis meses, principalmente nos casos de perda da fonte de renda principal.
Mas, seja qual for a situação ou seu objetivo, já ficou claro a importância de poupar dinheiro, não é mesmo?
E será que é possível começar a investir com pouca renda?
Um dos mitos mais comuns no mundo dos investimentos é que é necessário ter uma grande quantia de capital acumulado para começar a aplicar dinheiro.
Mas isso não é verdade! Já existem diferentes tipos de investimentos para todos os bolsos e conhecimento.
No Tesouro Direto, que é um exemplo de renda fixa, é possível aplicar a partir de R$ 30, respondendo a dúvida de “com quanto posso começar a investir no tesouro direto” e como começar a investir com pouco dinheiro.
Agora, se você tem mais conhecimento sobre o mercado financeiro e quer saber como começar a investir em ações com pouco dinheiro, também é possível, no chamado mercado fracionário, comprando papéis individuais.
Quanto antes você começar, mais os juros trabalharão ao seu favor, gerando um bom rendimento a longo prazo.
Seja sua dúvida como começar a investir com pouco ou até mesmo como começar a investir na bolsa: trouxemos um passo a passo para te ajudar de vez com o assunto.
Descobrir o seu perfil quando o assunto são investimentos ajuda a entender por onde começar a investir, uma vez que você terá em mente se está disposto a correr riscos por uma rentabilidade maior, ou prefere aplicações de baixo risco com ganhos reais.
Guardar dinheiro é muito importante, e definir objetivos para suas aplicações ajudam a manter o foco em poupar.
Seja trocar de carro, casar, assegurar sua aposentadoria ou até mesmo realizar uma cirurgia plástica, defina seus objetivos e os prazos no qual você deseja cumpri-los.
Entender ao pé da letra a sua receita e as suas despesas ajuda - e muito - a poupar e a cortar gastos extras.
Dessa forma, você não terá nenhuma surpresa ao final do mês e conseguirá guardar dinheiro com foco nos seus objetivos.
Se você quer começar a operar no mercado de investimentos, é necessário entender os termos próprios do segmento, como liquidez e diversificação, dentre outros.
Também é fundamental conhecer os tipos de investimentos e entender qual melhor se encaixa no seu perfil.
E claro, nunca deixar de estudar, já que o esse mercado está em constante mudança e crescimento.
Tendo em mente todos os seus gastos mensais, com um planejamento financeiro estruturado, defina um valor para investir todos os meses.
A dica é separá-lo logo no começo do mês ou no recebimento do salário, para não correr o risco de gastá-lo com outra coisa.
Para fechar nossas dicas de investimento com chave de ouro, não poderíamos deixar de falar do investimento Sicoob.
Eleita como o maior sistema financeiro cooperativo do país, o Sicoob oferece além dos mais variados produtos para investimento, outros benefícios como depósitos diretos, caixa eletrônico, educação financeira, facilidade na obtenção de empréstimos e muito mais!
Abra a sua conta hoje mesmo!
Para começar a investir no Tesouro Direto, como já dissemos acima, não é necessário ter uma grande quantia de dinheiro. Muitas pessoas que querem saber como começar a investir com 100 reais acabam optando por essa aplicação.
Se você deseja começar a investir nesse ativo, será necessário ter uma conta em uma corretora de valores e, com tempo, analisar as opções disponíveis, decidindo com calma o que faz mais sentido para a sua realidade, sempre observando a liquidez.
Por outro lado, se o seu questionamento é como começar a investir na bolsa de valores, saiba que é necessário, mais do que nunca, ter bastante conhecimento no mercado, além de ficar de olho nas notícias, para não perder dinheiro.
Para isso, também é necessário ter uma conta em uma corretora de valores, definir suas estratégias e optar entre o home broker, em que o próprio investidor cadastra suas ordens de compra e venda, e a mesa de operações, em que o investidor envia suas ordens de compra e venda de ações para um operador da corretora.
E claro, ter paciência e o psicológico preparado para possíveis oscilações no mercado.
Agora que você já sabe como começar a investir, é hora de colocar a mão na massa e definir seus objetivos.
Conte com a gente nesse processo!
Você também pode se interessar por: onde investir 1000 reais?