Quer começar a aplicar o seu dinheiro, mas ainda não entende muito bem sobre o assunto e quer se os bancos de investimento são uma opção para você?
Então, neste texto, saiba mais sobre o que são os bancos de investimentos e compare com o que uma cooperativa de crédito pode oferecer para você.
Se você está em busca de um banco para investir o seu dinheiro, que tal conhecer a cooperativa de crédito Sicoob?
No Sicoob, quem se associa não é apenas um cliente, mas sim um cooperado, uma espécie de “dono do empreendimento”, uma vez que participa democraticamente das decisões e dos resultados financeiros.
Hoje, já são quase 6 milhões de cooperados, 360 cooperativas singulares em mais de 3,6 pontos de atendimentos, sendo o Sicoob a única instituição financeira em 326 municípios.
Isso tudo faz com que a instituição seja considerada, hoje, o maior sistema financeiro cooperativo do Brasil.
Com o propósito de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade, o Sicoob oferece não só serviços bancários, como cartão de crédito e débito, TEDs ilimitadas, saques ilimitados na rede Sicoob e Banco 24h.
O Sicoob também tem opções de investimentos das mais diversas possíveis, a exemplo do LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e RDC (Recibo de Depósito Cooperativo), pensando sempre nos mais diferentes perfis e necessidades.
Além disso, também há a opção de contratação de outros serviços, como consórcios, crédito consignado e seguros.
Vale lembrar que os depósitos em cooperativas financeiras têm a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). Ou seja, além dos benefícios, também traz muita segurança ao cooperado.
Diferente das instituições financeiras tradicionais, reguladas pelo Banco Central do Brasil, um banco de investimento é uma instituição financeira privada especializada em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento de atividades produtivas e de administração de recursos de terceiros, segundo definição do Banco Central.
São sociedades autônomas e, geralmente, não oferecem serviços de conta-corrente.
Essas instituições permitem que os usuários invistam dinheiro em diversas modalidades, como CDB, LCA, LCI, ações, dentre outros. São bancos exclusivamente voltados ao mundo dos investimentos.
Cooperativas de crédito e bancos de investimentos podem ser parecidos em certos pontos e diferentes em outros. Confira abaixo algumas diferenças que devem ser levadas em conta em uma comparação dos dois:
Diferente das cooperativas e dos bancos tradicionais, os bancos de investimento não costumam oferecer serviços como conta-corrente, cartões de crédito etc. já que o seu foco é outro e são voltados exclusivamente para investimentos.
Por isso, é preciso comparar o que é oferecido e o que a pessoa mais necessita, assim poderá verificar qual é a opção que melhor lhe agrada.
Os bancos são voltados para o lucro, portanto, as taxas cobradas para a sua utilização costumam ser bem altas. Já as cooperativas não possuem fins lucrativos, o que torna suas condições muito mais favoráveis.
Ao decidir investir, a pessoa precisa escolher quais são os investimentos que mais fazem sentido com a sua realidade e verificar a disponibilidade desse investimento nas cooperativas e nos bancos de investimentos.
As instituições financeiras de investimento fazem a ponte entre quem quer investir e as empresas que precisam do dinheiro, por meio de depósitos a prazo, repasses e venda de fundos de investimento, uma vez que não podem captar recursos por meio de depósitos em conta-corrente ou aplicações na poupança.
Em troca, o investidor recebe rendimentos por conta do empréstimo de dinheiro, a depender do tipo de ativo escolhido.
No Brasil, por exemplo, os bancos de investimentos só podem fazer aplicações no setor imobiliário por meio de Certificados de Recebíveis Imobiliários, que são oferecidos como títulos.
Como você já deve ter percebido, existem diferenças entre os bancos comerciais, bancos múltiplos e os bancos de investimento.
O primeiro, por exemplo, trata-se de uma instituição pública ou privada com a finalidade de proporcionar recursos para financiar pessoa física, comércio, indústria, dentre outros, podendo receber depósitos à vista.
Já os bancos múltiplos, geralmente, são voltados tanto para o comercial, quanto para o investimento, sendo a maioria no Brasil e podendo também receber depósitos à vista.
Por fim, os bancos de investimentos são instituições privadas, que não podem captar depósitos à vista, e sim por meio de depósitos a prazo, repasses e venda de fundos de investimento.
Por tratarem de diferentes tipos de operações, os serviços podem variar. Conheça alguns:
Você também pode se interessar por:
Muitas pessoas ainda têm insegurança a respeito do tema, já que não se trata de um banco “tradicional”.
A tarefa de fiscalizar os bancos de investimento é do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), trazendo mais segurança para os usuários.
Em busca dos melhores bancos de investimento?
O melhor banco de investimento dependerá de muitos fatores como a situação financeira daquela instituição, se há autorização para realizar operações financeiras, seu perfil de investidor, as taxas bancárias cobradas, qualidade dos canais de atendimento, benefícios, dentre outros tópicos que devem ser levados em consideração, já que cada caso é um caso.
Mas, se quer mais tranquilidade e segurança em relação ao seu dinheiro, seja um cooperado Sicoob!