Abrir uma conta-poupança é uma iniciativa que muitos brasileiros desejam, pois, a poupança é um modelo de conta bancária que ajuda pessoas comuns e investidores em início de carreira a acumular o seu dinheiro com uma certa taxa de juros, com segurança e sem correr o risco de outros tipos de investimentos.
Primeiramente, não existe a necessidade de comprovar renda ou pagar qualquer taxa de abertura para abrir uma conta-poupança.
Entenda abaixo o passo a passo como funciona o processo para abrir a sua conta:
Logo que a sua poupança estiver aberta, já é possível fazer transações, como realizar transferências, depósitos e saques.
Como já dito acima, abrir a poupança não requer nenhuma taxa inicial, além disso, também não existem valores mínimos para serem depositados.
Porém, é importante consultar a regra do banco ou da cooperativa onde abriu a sua conta. Em alguns casos, se você finalizar o processo de abertura e não movimentar sua poupança em um certo período previsto, existe a possibilidade do encerramento automático da sua conta poupança.
Por isso, uma dica importante é manter a sua conta ativa, efetuando depósitos e saques com a maior frequência possível!
São poucos os documentos obrigatórias para a abertura de uma conta-poupança, são:
Nos direitos adquiridos com uma poupança, já estão inclusos um cartão de débito sem nenhum tipo de taxa.
O responsável pela conta-poupança também tem a possibilidade de contratar a função de crédito, mas nesse caso é necessário a abertura de uma conta corrente, se o banco oferecer essa opção. Entretanto, os serviços são independentes e talvez seja necessário a troca do cartão.
Já a opção do cheque especial não é liberada para esse modelo de conta, sendo disponível apenas na movimentação de conta corrente.
Segundo algumas pesquisas, cerca de 65% dos brasileiros optam pela poupança, o que a torna, oficialmente, o tipo de investimento mais popular do país.
Apesar de o rendimento da poupança ser considerado baixo em relação a outros investimentos, a caderneta de poupança (como também é conhecida) dispõe de alguns benefícios, como a isenção de certas taxas (IR, IOF, manutenção de conta, entre outras).
O cliente também possui a vantagem da liquidez imediata. Ou seja, o titular da conta pode efetuar saques sempre que precisar, sem nenhum impedimento. O risco é mínimo e ainda há garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
No mundo atual, onde dificilmente temos tempo, porém, estamos sempre conectados, a vantagem é poder abrir uma conta poupança online, ou melhor, abrir uma conta poupança pelo celular.
Essa é uma opção viável desde de 2016, quando o CMN (Conselho Monetário Nacional) possibilitou a abertura das opções de conta poupança e conta corrente via online.
Porém, apesar de ser uma realidade atual, é preciso consultar o banco em que pretende abrir a sua conta poupança, porque nem todas as instituições financeiras trabalham com essa disponibilidade.
Quando a questão é sobre os juros da poupança, não há uma diferença entre os bancos ou cooperativas. O rendimento desse tipo de investimento é previsto por lei e igual para todos.
Para os cooperados que querem uma vantagem a mais em ter uma conta poupança, existe a Poupança Premiada do Sicoob.
Quem abre uma conta poupança pelo Sicoob, concorre toda semana a 5 prêmios de R$ 2 mil; todo mês, a dois prêmios de 20 mil reais; e por fim, concorre também ao prêmio final de R$ 200 mil.
Sem falar que o participante também concorre a diversos prêmios, como eletrodomésticos, motos e até carros.
Abra sua conta poupança premiada no Sicoob!
Saiba mais sobre poupança no nosso blog: Quanto rende 1000 na poupança?