Você sabe dizer qual melhor investimento hoje? Existem muitas opções boas no mercado, mas isso pode acabar confundindo investidores iniciantes. Todo investimento pode oferecer mais vantagens do que outros em determinadas épocas, porque boa parte dos juros estão atrelados à economia.
Mas quem realmente determina qual tipo de aplicação oferece mais vantagem ou não é você. Afinal, a escolha também depende dos seus objetivos, se as condições do investimento estão de acordo com seus planos.
Então, se você quer conhecer um pouco mais sobre os ativos disponíveis para começar a investir e qual é o melhor investimento hoje, vai encontrar neste conteúdo informações esclarecedoras para você tomar decisões com mais confiança.
Boa leitura!
Em primeiro lugar, você deve estabelecer quais são seus objetivos para saber qual é o melhor investimento para iniciantes. Você quer começar a investir por quê? Para aumentar seu patrimônio? Complementar sua aposentadoria? Para não gastar dinheiro? Fazer uma viagem? Para comprar um carro? Ou formar uma reserva de emergência?
A sua resposta vai definir quais características dos investimentos são mais vantajosas para você, porque vai interferir na capacidade de aportes, no prazo de resgate, na taxa de rendimento e nos riscos.
Portanto, você deve entender algumas questões sobre os ativos:
Os investimentos podem ser de renda fixa ou renda variável. Isso significa que cada um oferece condições de previsibilidade diferentes sobre os rendimentos.
Os investimentos de renda fixa permitem que você tenha uma previsibilidade maior sobre o retorno. Alguns ainda disponibilizam a taxa exata de juros, assim você consegue saber o valor exato que poderá resgatar no final do prazo.
Já nos investimentos de renda variável, você não consegue ter uma previsão sobre os rendimentos, porque eles estão atrelados à taxas da economia que mudam constantemente.
Mas isso não significa que eles não sejam boas opções, afinal, isso depende do quanto você pretende investir e do quanto está disposto a arriscar.
O tipo de título se refere aos juros dos investimentos, ou seja, se refere à variação da rentabilidade das aplicações de renda fixa. Portanto, há dois tipos: pré e pós-fixado.
A taxa, ou título, pós-fixada está vinculada aos índices da economia. Dessa forma, o rendimento pode sofrer variações ao longo do tempo, caso essas taxas mudem, como é o caso da Taxa Selic (taxa básica de juros da economia) e do CDI (Certificado de Depósito Interbancário).
Contudo, é diferente dos investimentos de renda variável, porque não mudam de uma hora para outra e as alterações não são abruptas. Já na renda variável, você corre um risco disso acontecer.
E há os títulos pré-fixados, que mostram os juros exatos da rentabilidade da aplicação, que permanecem os mesmo ao longo de todo o período, independente da economia.
A liquidez dos investimentos se refere à capacidade de um ativo se transformar em capital, que é exatamente isso que possibilita a data dos resgates. A liquidez mais alta é a diária, que significa que você pode resgatar os recursos diariamente.
Então, isso significa que quanto mais alta for a liquidez, melhor é o investimento? Não necessariamente, como você viu anteriormente, depende do seu objetivo
Se, por exemplo, você está investindo para formar uma reserva financeira, para conseguir pagar gastos imprevistos, deve optar por investimentos de liquidez diária, para conseguir resgatar o valor no momento que precisar.
Mas se você quer formar uma poupança para o futuro, então não há problema nenhum em investir em aplicações de liquidez anual ou trienal. Afinal, se você não pretende fazer um saque tão cedo, o prazo não importa.
Há muitas instituições financeiras e corretoras que possibilitam que seus clientes invistam em uma variedade grande de aplicações. Mas o melhor é poder contar com uma instituição que se importa com sua vida financeira e sua qualidade de vida, como o Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil).
O Sicoob é uma cooperativa financeira, sendo o 13º maior grupo empresarial do Brasil, é a única presente em mais de 300 municípios, com quase 4 mil postos de atendimento e oferece suporte a 2 mil cidades.
Além de poder conversar com o gerente de qualquer agência, você também tem a facilidade de fazer qualquer investimento diretamente pelo App Sicoob. Qual o melhor investimento hoje no brasil?
Os investidores têm muitas vantagens ao abrir uma conta no Sicoob. Ao abrir uma conta no Sicoob, você se torna cooperado e dono do negócio ao mesmo tempo.
Além de ter acesso a todos os produtos e serviços ofertados, você passa a ter a conta capital, que é a sua parte da cooperativa. Essa conta é importante para manter a sustentabilidade da cooperativa.
Ao investir na cooperativa, você também investe em você, porque quanto mais resultados a cooperativa tiver, maior é sua participação na distribuição dos recursos. Afinal, os cooperados também são sócios da instituição e partilham proporcionalmente os resultados.
Cada cooperativa exige um valor mínimo de investimento ao abrir a conta, que se chama cota-capital, e te dá direito a uma cota-parte. Quanto mais cotas você adquirir, maior é sua participação. Além disso, o dinheiro que fica nessa conta oferece um rendimento proporcional ao valor e ao tempo.
Um dos melhores investimentos para quem não tem muito dinheiro continua sendo a conta-poupança. Isso porque não exige um valor mínimo de investimento inicial ou aportes mensais.
A rentabilidade da poupança está atrelada à Taxa Selic, que atualmente está em 13,75%. Isso significa que o rendimento da poupança hoje é de 6,17% ao ano (a.a.) + Taxa Referencial (taxa de juros de referência).
A conta-poupança funciona de uma forma bem similar à conta-corrente, já que hoje é possível realizar diversos tipos de operações, como saques, transferências, pagamentos de títulos, recargas de celular, entre outras.
Além disso, no Sicoob, os poupadores ainda recebem um cartão de débito com tecnologia contactless, habilitado para compras online e internacionais.
Qualquer pessoa acima de 16 anos pode abrir conta-poupança em qualquer uma das agências Sicoob ou pelo App Sicoob Poupança.
Se você quer saber qual melhor e mais seguro investimento hoje para começar a investir são a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e a LCI (Letra de Crédito Imobiliário), porque contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
Ambos são investimentos de renda fixa, com possibilidade de investir com títulos pré e pós-fixados e os juros de rendimento se baseiam no CDI Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que é um empréstimo de um dia útil entre instituições financeiras.
Enfim, a LCA e a LCI são investimentos que servem para que os setores agropecuário e imobiliário captem recursos e, assim, continuem se desenvolvendo. Estes dois setores são importantes para a economia, porque movimentam uma enorme quantia todos os anos.
Gostou do conteúdo?
Então, você também pode ser interessar por esta leitura: