Economia Rondon - Sicoob
18 de julho de 2022

Capital Social: entenda como funciona nas cooperativas de crédito

Postado em:

No mundo das cooperativas de crédito, alguns termos são bastante claros, já que o nome se refere à própria aplicação ou à atividade que exercem para seus cooperados, por exemplo, o empréstimo. Já o tema capital social, merece um pouco mais de esclarecimento. 

Portanto, se você quer se associar a uma cooperativa, precisa aprender o que significa e qual é seu impacto para o associado.

Então, leia e tire suas dúvidas sobre o assunto! 

O que é capital social?

Resumidamente, o capital social de uma empresa é o valor que ela tem no mercado. Essa quantia é definida pelo investimento inicial dos sócios, ou seja, a quantia necessária para a abertura e manutenção do negócio, até que as atividades consigam se manter sozinhas.

Portanto, esse valor também está relacionado com sua administração, visto que, inicialmente, não há lucros. Todo o dinheiro que entra é para sustentar as atividades da empresa.

Então, o capital social não tem um valor estático para as empresas. Afinal, ele pode aumentar com a geração de lucros ou diminuir com a retirada de dinheiro de um dos sócios.

Agora que você já sabe o que é capital social de uma empresa, está na hora de entender como ele funciona em uma cooperativas de crédito.

O que significa capital social no cooperativismo? 

Para as cooperativas de crédito, o capital social é a principal fonte para a formação do seu patrimônio. Cada associado que entra e investe em uma cooperativa possui uma cota-parte, assim, cada um dos associados se torna um coproprietário. 

Dessa forma, o capital social é utilizado para que a cooperativa tenha autonomia financeira. Como? Ela utiliza esse valor para viabilizar seu funcionamento, ou seja, para que ela “tenha dinheiro” para que seus produtos possam ser utilizados pelos cooperados e não cooperados.

Essa é a importância do capital social para as cooperativas. Quanto maior for o capital social, ou seja, o investimento dos cooperados, mais forte será a cooperativa de crédito e maior será a participação do cooperado. 

No Sicoob, assim que alguém se torna um cooperado, é aberta uma conta capital, que é onde seu investimento fica rendendo, e é essa quantia que representa a parte do capital social do cooperado. 

O cooperado também pode adquirir quantas cotas-parte quiser. Afinal, quanto maior for o investimento, maior é a participação nos resultados da cooperativa. E, claro, é possível investir em diferentes produtos, além da Conta Capital. Conheça-os:

RDC (Recibo de Depósito Cooperativo)*

É um investimento de renda fixa, que possui rentabilidade e liquidez diárias. As taxas podem ser pré ou pós-fixadas e ainda é possível escolher a melhor opção de resgate, de acordo com seu perfil de investidor, RDC de curto ou longo prazo. 

O primeiro é para você que sabe quando quer resgatar seu dinheiro e o segundo para você que deseja fazer resgates parciais em um prazo de tempo maior.

LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)*

É um investimento de baixo risco, mas com rentabilidade bem maior do que outros tipos de aplicações de renda fixa. Isso acontece porque não há taxa de administração para LCA e é isento de Imposto de Renda para PF (pessoa física).

Além de você ter um bom retorno do seu investimento, ainda estimula o crescimento do agronegócio no país! 

LCI (Letra de Crédito Imobiliário)

Já este investimento de renda fixa é voltado para financiar o setor imobiliário no Brasil. Esta aplicação é ideal para investidores com perfil conservador, mas que querem diversificar sua carteira de investimentos. 

A LCI oferece alta rentabilidade, baixos riscos e isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas.

Conta-poupança*

A poupança é perfeita para você que quer ter liberdade total para resgatar seu dinheiro a qualquer momento, sem burocracias. Contudo, a rentabilidade acontece sempre na data de aniversário do proprietário dos depósitos bancários.

A conta-poupança do Sicoob está disponível não só para cooperados, como também para não cooperados.

*Aplicações garantidas pelo FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito) até o valor de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ.

Leia mais: 

Como investir no Sicoob?

Se você já é um cooperado Sicoob, pode utilizar o App Sicoob e escolher uma das opções de investimentos ou conta que te apresentamos agora para o seu capital social.

E investindo nos produtos Sicoob, você ainda vai participar da promoção que está acontecendo até o dia 31 de julho. 

Investindo em conta capital, poupança, RDC, LCI ou LCA, você está concorrendo a 5.300 prêmios!

Veja aqui como participar.

Mas se você ainda não é um cooperado, deve abrir sua conta, em primeiro lugar. Você também pode fazer isso pelo App Sicoob ou ir até uma de nossas agências espalhadas pelo Brasil.

Mais que uma escolha financeira, Com a conta digital do Sicoob, você ganha mais e controla a vida financeira com alguns cliques. Quer ver? Diversidade de soluções financeiras para cuidar do seu dinheiro; Transações financeiras feitas de formas simples, segura e sem sair de casa através do app Sicoob; Participação dos resultados da cooperativa; Você ganha com nosso cooperado e ainda ajuda a investir na região. Sicoob-Quero abrir minha conta.

Ou clique aqui e encontre a cooperativa mais próxima de você!

Compartilhe este artigo

Leia também

Sicoob © 2024 Todos os direitos reservados

Os conteúdos desse blog possuem direitos autorais e são de responsabilidade do Sicoob Rondon. A cópia ou reprodução indevida não é permitida.
magnifiercross
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram