Economia Rondon - Sicoob
16 de novembro de 2021

Investimento para universitários: 7 passos para começar agora

Postado em: , , ,

Se você deseja fazer uma faculdade e investir em sua carreira sem comprometer suas finanças a curto e longo prazo, ou até mesmo é um pai ou uma mãe preocupados com os gastos da faculdade do filho que, no futuro, ingressará no ensino superior, é hora de começar a pensar no investimento universitário

Então, confira o texto que preparamos e saiba como começar agora mesmo.

Investimento universitário: o que é?

É fato que contar com uma graduação em um ensino superior abre portas para muitas oportunidades no mercado de trabalho.

Porém, essa etapa pode trazer muitas preocupações, principalmente relacionadas a questões financeiras, uma vez que as mensalidades de universidades particulares costumam ser mais elevadas.

E, mesmo que a faculdade seja pública, é necessário comprar materiais de apoio, como livros e instrumentos, ao decorrer do curso.

Além disso, é nesse momento em que muitos começam a planejar e estruturar sua carreira. Um dentista, por exemplo, provavelmente precisará alugar um espaço para atender os seus clientes.

Colocando na ponta do lápis, tudo isso pode sair bem caro, principalmente se você não se planejar financeiramente para o momento. 

Então, se você está em busca de maneiras de concluir os estudos com a tranquilidade que essa fase merece e dar início a sua carreira, ou procurando por maneiras de bancar a faculdade do seu/sua filho (a) no futuro, o investimento universitário é uma excelente opção.

É certo que quanto antes você começar a poupar, mais seu dinheiro renderá no futuro, com os juros trabalhando ao seu favor.

Porém, nunca é tarde para começar a guardar dinheiro.

Pensando em te ajudar, trouxemos um passo a passo para você começar a investir em sua carreira hoje mesmo. Confira!

Investimento universitário: 7 passos para começar a poupar

1- Entenda o seu momento financeiro

Organização é a palavra-chave se você quer saber como começar a investir.

Então, entenda o seu momento financeiro: quanto entra de dinheiro todo o mês e quais são as suas despesas?

Anote tudo isso em uma planilha e atualize todos os meses, para você ver, com clareza, a situação das suas finanças.

2- Corte gastos não essenciais

Que tal deixar o serviço de delivery de comida apenas aos finais de semana e começar a cozinhar em casa durante a semana?

Ou até mesmo outros itens, que podem estar extrapolando o seu orçamento sem você perceber. 

Anotando todos os seus gastos mês a mês, descubra o que pode cortar e fazer o seu dinheiro render mais.

3- Procure uma renda extra

Na época de universidade, é muito comum buscar por estágios para aprender mais sobre o dia a dia da profissão e, claro, fazer uma renda extra.

Além disso, que tal buscar por outra fonte de renda? Nessa época, são muitos os estudantes que apostam em vender itens na universidade, principalmente do segmento de alimentação, como brigadeiros e outros doces. Vale apostar em catálogos de produtos e outros da linha de maquiagem e beleza, são opções certeiras de venda todo mês.

4- Defina orçamentos por segmento

Definir um orçamento mensal é uma boa ideia para não extrapolar ao longo do mês e ficar no vermelho.

Pense em um gasto médio que você tem com tópicos como contas fixas, supermercado e delivery, exercícios físicos, cartão de crédito (caso utilize), lazer e seus investimentos.

É certo que em alguns meses alguma emergência pode acontecer e sair um pouco do esperado, porém com planejamento isso certamente não atrapalhará suas contas.

5- Separe uma quantia, todos os meses, e invista

Ainda na sua planilha de contas a pagar, defina uma quantia realista para guardar todo mês para começar a investir.

É muito importante que você crie o hábito e faça isso todos os meses, mesmo que com uma baixa quantia, pois, no futuro, você já terá guardado uma quantia considerável. 

No Tesouro Direto, por exemplo, é possível fazer aplicações a partir de R$ 30.

6- Estude os tipos de investimentos e comece a poupar para o seu futuro

Existem diversos tipos de investimentos atualmente, desde os de renda fixa, como o CDB e o Tesouro Direto, como os de renda variável, a exemplo de ações e fundos imobiliários.

No meio digital, já existem muitos materiais gratuitos e de fontes confiáveis, então a dica é estudar esse tema e entender qual o tipo de investimento mais se encaixa no seu perfil e na sua realidade.

7 - Comece hoje

Hoje você começa com pouco; amanhã, estará diversificando suas aplicações. Por mais que isso possa parecer distante da realidade, o hábito de poupar realmente tem o poder de transformar a forma com que lidamos com o dinheiro. Essa jornada, porém, exige dedicação e muito aprendizado. Mas, não perca de vista os benefícios: você pode criar o hábito de poupar, atingir seus objetivos, garantir segurança para a sua família e constituir o seu próprio patrimônio.

No Sicoob você conta com o apoio em diferentes investimentos. O Sicoob tem ótimas opções de aplicações para quem busca rentabilidade acima da média e não abre mão de segurança e liquidez. Não importa se você faz o perfil conservador ou arrojado: conheça as nossas soluções e escolha a melhor forma de investir o seu dinheiro. Se você ainda não é um cooperado, abra já a sua conta e aproveite todas as vantagens!

Baixe o nosso aplicativo e seja um cooperado hoje mesmo.

Compartilhe este artigo

Leia também

Sicoob © 2024 Todos os direitos reservados

Os conteúdos desse blog possuem direitos autorais e são de responsabilidade do Sicoob Rondon. A cópia ou reprodução indevida não é permitida.
magnifiercross
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram