O planejamento e a organização financeira são cruciais para acompanhar a movimentação do seu capital, entre receitas e despesas.
E para isso, nada melhor do que contar com a ajuda de uma planilha de contas a pagar.
Saiba mais sobre o tema no texto abaixo ou faça download aqui.
Uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que 46% dos brasileiros não controlam seu orçamento.
E em tempos de instabilidade, a organização financeira nunca foi tão importante.
Não basta só saber quanto ganha: é preciso também entender todas as suas despesas ao longo do mês e se preparar para o que está por vir.
Apesar de ser bastante óbvio o fato de que não se deve gastar além das suas possibilidades, dados do Serasa de dezembro de 2020 revelam que 61,4 milhões de brasileiros estão com o nome sujo, representando aproximadamente 30% de toda a população do país.
Por isso, adotar estratégias que visam a organização financeira, como uma planilha de contas a pagar pessoal, ajuda a restabelecer um relacionamento saudável com o dinheiro.
E para te ajudar nesse processo, trouxemos algumas dicas para você que está em busca de foco para manter as suas despesas em dias.
Confira:
Com a ajuda de uma planilha de contas a pagar e receber, anote todos os seus ganhos e despesas mensais, a fim de entender exatamente o seu momento financeiro atual.
Tem alguma dívida no cartão de crédito ou pegou algum dinheiro emprestado no banco?
Saiba que muitas dessas dívidas acumulam juros ao longo do tempo, por isso, é interessante tentar até uma negociação para quitá-las.
Muita gente não percebe, mas almoçar fora todos os dias ou ter uma assinatura de um serviço de streaming que você não utiliza podem fazer diferença ao final do mês.
Veja onde está excedendo gastos e o que faz sentido deixar de lado.
Na mesma planilha de contas, que tal separar um dinheiro todo mês para começar a poupar?
Mas não vale deixar para o final do mês, pois a chance de gastar esse dinheiro com outra atividade é bem alta.
Ao receber o seu salário, separe uma quantia todos os meses e aplique no tipo de investimento que mais tem a ver com você.
A grande verdade é que nós não sabemos o dia de amanhã. Então, ter um dinheiro reservado caso perca sua fonte de renda é essencial.
A dica é, assim que possível, criar um tópico em sua planilha chamado de reserva de emergência, e guardar, mês a mês, uma quantia que ao final seja possível viver por um período de três a seis meses, até arrumar outra fonte de renda.
Para manter as contas em dia, também é muito interessante dividir na sua planilha pessoal de contas a pagar o orçamento mensal em categorias, tendo em mente o quanto é possível gastar com cada segmento.
Você pode definir o orçamento mensal por itens, como:
É normal que, em alguns meses, os gastos excedam a sua estimativa. Porém, com planejamento, isso certamente não afetará suas finanças de modo geral.
Existem diversos exemplos de planilhas de contas a pagar e receber, principalmente no ambiente digital, sendo possível encontrar planilha de contas a pagar para imprimir ou mesmo para usar online.
Porém, é certo que uma planilha de controle de contas a pagar simples e intuitiva é o melhor tipo para se utilizar, uma vez que são mais efetivas no dia a dia.
E pensando em te ajudar na sua organização financeira, e otimizar o seu tempo, criamos uma planilha de contas a pagar Sicoob.
Com ela, é possível anotar seus gastos, despesas e acompanhar toda a sua movimentação financeira ao longo dos meses.
Agora você não precisa mais se preocupar em encontrar como criar uma planilha de contas a pagar no Excel ou como elaborar uma planilha de contas a pagar e receber, afinal, basta clicar no link e fazer o download gratuitamente!
Ainda não conhece o Sicoob?
Saiba mais sobre os inúmeros benefícios que essa cooperativa de crédito oferece aos seus associados:
Seja um cooperado!
Baixe o nosso aplicativo e abra a sua conta hoje mesmo.
Leia também: