O empréstimo rural, também chamado de crédito rural, é uma modalidade de financiamento para produtores e cooperativas de produtos rurais.
As linhas de crédito são disponibilizadas por instituições financeiras regularizadas pelo Banco Central do Brasil (BCB).
Os recursos são oferecidos pelo Governo Federal, por meio das instituições financeiras, como o empréstimo para produtor rural e o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
Porém, as instituições também podem oferecer linhas de recursos próprios, como soluções financeiras mais vantajosas e personalizadas para os produtores rurais, como é o caso do Sicoob.
Continue acompanhando o post do blog para entender como funcionam e quais são os benefícios das principais linhas de empréstimo para produtor rural.
O incentivo é feito pelo Governo Federal, cujos recursos vêm do Plano Safra, um programa específico para apoiar a produção brasileira.
Inclusive, há dois tipos de programa: Empresarial e Agricultura Familiar.
O primeiro é destinado para médios e grandes produtores, assim como cooperativas rurais. Já o segundo é voltado para agricultores familiares e pequenos produtores.
Em resumo:
Continue lendo para entender melhor os benefícios do empréstimo rural para o agronegócio.
O acesso às linhas de empréstimo rural são importantes porque contribuem para o desenvolvimento sustentável do campo.
Dessa forma, a sustentabilidade ambiental contribui para:
Do mesmo modo, os créditos rurais são importantes para a modernização dos campos, com foco na segurança dos alimentos durante a produção, por meio de:
Assim, a população brasileira pode ter acesso a produtos de qualidade e a preços acessíveis, garantindo qualidade de vida e bem-estar social da sociedade brasileira.
Neste tipo de empréstimo, o produtor rural tem acesso a prazos e taxas diferenciadas de outros tipos de financiamento. Assim, têm mais recursos e vantagens para melhorar e expandir sua produção.
Portanto, o empréstimo rural é um estímulo para a população rural permanecer no campo, garantindo o abastecimento alimentar do país.
Da mesma forma, os empréstimos possibilitam que a população rural se mantenha no campo, o que é importante, já que o campo é a principal, ou a única, fonte de renda de diversas famílias.
O agronegócio também é fundamental para o crescimento econômico do país, já que fortalece a economia local, regional e nacional, promovendo o desenvolvimento sustentável.
Assim, além de beneficiar a agricultura familiar, o empréstimo rural impacta toda a cadeia produtiva, gerando empregos e arrecadação de impostos.
De acordo com dados da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuário do Brasil) e do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - ESALQ/USP), o PIB do agronegócio corresponde a 23,8% do PIB do Brasil em 2023.
Outro benefício importante para o desenvolvimento econômico do país é o fortalecimento da produção agropecuária brasileira no mercado internacional.
A exportação dos produtos contribui positivamente para a receita do país, o que ajuda a equilibrar a balança comercial.
As compras são realizadas em dólar, o que é vantajoso para compradores estrangeiros, já que o real está desvalorizado em relação à essa moeda.
Assim, existe uma demanda maior por produtos brasileiros, aumentando a competitividade do país no mercado.
Além disso, a entrada de dinheiro permite que o Governo realize investimentos ou compensações de déficits em outros setores da economia.
Leia também: Empréstimo online confiável: onde buscar?
Apenas instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil podem oferecer linhas de crédito rural, não só para produtores rurais, como também para outros agentes que atuam de forma relacionada com a produção agropecuária.
Por exemplo, serviços de escoamento de produção, pesquisas, maquinários e equipamentos agrícolas, atividades florestais, entre outros.
As linhas de empréstimo rural são divididas entre finalidades, custeio, investimento, comercialização e industrialização.
Grandes produtores e cooperativas de produtores rurais têm acesso a todos os financiamentos. Já agricultores familiares e pequenos produtores contam apenas com as duas primeiras modalidades de empréstimo rural.
Veja quais são os requisitos para solicitar crédito rural:
No Sicoob, além dos programas de financiamento do Governo, como o empréstimo rural Pronaf, também são oferecidas linhas de recursos próprios para os cooperados.
Assim, o produtor rural pode contar com soluções personalizadas, com condições diferenciadas para investir no seu negócio.
O Sicoob é uma cooperativa de crédito que tem como objetivo promover a justiça financeira para seus cooperados, por isso, oferece um portfólio completo de produtos e serviços, além de taxas competitivas.
Ainda não é um cooperado Sicoob? Abra uma conta no botão abaixo!