Sim, MEI precisa declarar Imposto de Renda. Para a Receita Federal, ao mesmo tempo que você é empresa, você também é uma pessoa física.
Outra informação muito importante: mesmo que o MEI não tenha tido receitas durante o ano, a Declaração Anual de Faturamento (DASN - SIMEI) é obrigatória.
Caso você não faça a declaração, está sujeito a multas e ainda pode perder seu registro de MEI. E, sem registro, perde os benefícios previdenciários como aposentadoria, auxílio-doença, licença-maternidade e pensão por morte e fica impossibilitado de emitir notas fiscais.
A declaração MEI é um assunto muito sério. Leia mais a seguir.
Vamos esclarecer: uma coisa é a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), referente aos rendimentos que você recebeu ao longo de um ano como pessoa física.
Outra coisa é você como pessoa jurídica, um Microempreendedor Individual (MEI), que precisa realizar a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI), no qual você deve informar os valores totais de venda e prestações de serviços que fez no ano anterior, mesmo que esse número seja zero. A declaração deve ser feita no Portal do Empreendedor.
Em resumo, todo ano você declara duas vezes: uma para informar à Receita Federal seus rendimentos como pessoa física e outra para informar o faturamento da sua empresa.
Na declaração como pessoa física, o MEI deve entrar em uma das situações abaixo:
A declaração de Imposto de Renda MEI (DASN-SIMEI) é mais simples do que fazer a declaração como pessoa física. Os dados devem ser colocados no site do Simples Nacional:
Quando fizer a declaração, aproveite para atualizar os dados da declaração antiga, desde que no último ano o seu faturamento não tenha ultrapassado o limite permitido ao MEI, de R$ 81 mil.
Informe-se também em:
Mesmo que perca o prazo de entrega de até 31 de maio do ano-calendário subsequente, faça sua declaração.
Você terá uma multa de 2% ao mês de atraso, limitada a 20% sobre o valor total declarado, sendo o mínimo da multa de R$ 50. Vai doer no bolso, mas você não corre o risco de perder seu registro e emitir notas fiscais.
O Sicoob conta com mais de 4 mil pontos de atendimento, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, reunindo mais de 7 milhões de cooperados no país.
Com serviços variados como cartão de crédito e débito, TEDs ilimitadas, seguros, consórcios, previdência privada, além de diversas opções de investimentos, fica muito mais fácil fazer o seu planejamento financeiro com o Sicoob.
Abra a sua conta MEI hoje mesmo!